Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 17 de novembro de 2013

Vida de gestante: o que não posso fazer?

Alimentos crus, musculação intensa e bebida alcoólica nos primeiros meses são contraindicados
 
A alimentação correta é uma das prioridades de toda gestante. É importante fazer o pré-natal para saber se você pode comer alimentos crus.
 
© Stephanie Fields
 
“Não são todas as gestantes que podem comer salada fora de casa, carne malpassada e gema de ovo crua”, exemplifica Adriana Lippi, obstetra da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). A restrição se dá pelo risco de toxoplasmose.
 
© Stephanie Fields
 
Se você gosta de malhar na academia, prepare-se para diminuir o ritmo. Não é preciso parar a atividade, mas procure mudar o treinamento. “Diminua a carga e aumente a repetição”, indica a médica. Em uma gestação saudável, a atividade física não é contraindicada. Mas é preciso que haja um cuidado especial, principalmente no primeiro trimestre. Boas opções para manter o corpo em movimento são hidroginástica e ioga.
 
© Stephanie Fields
 
O cinto de segurança e a proximidade com o volante dificultam a vida das grávidas motoristas. Se você não tem nenhum problema de saúde, o indicado é dirigir no máximo até a 36ª semana. “Às vezes, elas acham que o airbag protege, mas ele pode abrir em cima da barriga”, avisa Adriana.
 
© Stephanie Fields
 
Nem todos os médicos permitem a ingestão de álcool durante a gravidez. Mesmo os que permitem, pedem para que o consumo não seja feito durante os três primeiros meses. “Essa é a fase de formação do bebê”, conta Adriana. “Depois disso, pode-se tomar com muita cautela uma dose de vinho na semana, por exemplo.” Mas verifique antes a opinião do seu médico.
 
© Stephanie Fields
 
Não há um consenso se a gestante pode ou não viajar de avião. “Na verdade, são as empresas aéreas que proíbem depois de 34 semanas”, explica a médica. “Se tiver algum problema no voo, a responsabilidade legal é da companhia.” Não vale a pena correr o risco de ter algo dentro do avião - nem para a mãe, nem para a empresa.
 
© Stephanie Fields
 
A exposição solar pode provocar manchas na pele da grávida. Não é preciso evitar ir à praia, mas procure uma sombra confortável e lembre-se do filtro solar. “Não se pode ficar muito tempo no sol”, conta Adriana. O excesso de sol está relacionado à questão estética da mãe, mas não traz nenhum mal para o feto.
 
© Stephanie Fields
 
Meu Bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário