Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 7 de dezembro de 2013

Excisão de pele: cirurgia é indicada para retirar tumores cutâneos

Procedimento retira o câncer mais uma margem de pele saudável

O que é?
 

 
 
Excisão é um procedimento cirúrgico de remoção de uma lesão por meio do corte da pele ao redor desta lesão, permitindo sua retirada. É usada tanto para remoção de lesões benignas quanto malignas.
 
Em casos de câncer de pele,   além da lesão, é removido um pedaço de pele normal ao redor da lesão, chamado margem de segurança. A largura desta margem de pele normal removida depende de fatores como o tipo de câncer de pele, tamanho do tumor e sua profundidade. A excisão cirúrgica é o tratamento padrão-ouro para o câncer de pele, ou seja, é sempre a primeira opção para a retirada do tumor, podendo depois ser combinada com outros tratamentos, como a radioterapia ou pomadas imunomoduladoras.
 
Indicações
A excisão cirúrgica simples é indicada para remover o câncer de pele que tem margens bem delimitadas. Lesões mal delimitadas podem requerer procedimentos cirúrgicos mais sofisticados, como a cirurgia de Mohs.
 
Quem não pode fazer
As contraindicações para a excisão cirúrgica de um câncer de pele são as mesmas que para qualquer outro procedimento cirúrgico de mesmo porte. Para lesões pequenas, a cirurgia costuma ser feita com anestesia local, em ambiente ambulatorial, e as contra indicações seriam apenas doenças graves de coagulação, uso de anticoagulantes e alergia aos anestésicos locais. Casos de doenças sistêmicas graves, uso de marca passo e idade avançada devem ser avaliados individualmente. Dependendo do caso, o medico poderá indicar outra forma de tratamento como o uso de cremes ou pomadas com efeito quimioterápico e antitumoral, ou uso de luz sobre pomada especial, como na terapia fotodinâmica.
 
Qual médico realiza a cirurgia?
Um dermatologista pode realizar a excisão cirúrgica de um câncer de pele, desde que tenha habilidade e esteja familiarizado com o procedimento.
 
Exames necessários para fazer a cirurgia
Para casos simples e lesões pequenas, exames pré-operatórios são dispensáveis. Já no caso de procedimentos maiores, o médico provavelmente pedirá uma séria de exames pré-operatórios, incluindo avaliação cardiológica, eletrocardiograma e raio-x do tórax.
 
Preparo para a cirurgia
 
Seu cirurgião pode fazer algumas recomendações pré-cirurgia:                                           
- Parar de tomar certos medicamentos: deixe seu cirurgião saber de quaisquer medicamentos ou suplementos que você está tomando, incluindo remédios para afinar o sangue, como a varfarina ou ácido acetilsalicílico
 
- Alguns suplementos alimentares (como cápsulas de alho, gingko biloba) e vitamínicos (como a vitamina E) também podem interferir na coagulação após a cirurgia, por isso certifique-se de que seu cirurgião sabe sobre esses também
 
- Continue a tomar quaisquer medicamentos de prescrição (principalmente para diabetes e pressão alta) conforme as instruções, a menos que seu médico lhe diga o contrário
 
- Use roupas confortáveis: é recomendável usar roupas que não sejam muito apertadas e sejam fáceis de vestir, para não ter nenhum incômodo.
 
Tipos de anestesia
O tipo de anestesia usada para a cirurgia depende do tamanho, da localização e do tipo do câncer de pele. A remoção dos carcinomas (basocelular ou espinocelular) costuma ser mais tranquila que a remoção de um melanoma, que é o tipo mais agressivo de câncer de pele e exige uma excisão com margem de segurança maior. Cirurgia em cânceres pequenos, facilmente alcançados, pode requerer apenas um anestésico local, enquanto que a cirurgia para tumores maiores podem requerer anestesia geral.
 
Margens são demarcadas antes da cirurgia para a retirada da lesão
Como é realizada
A grande maioria dos casos de excisão de tumores da pele pode ser feita ambulatorialmente, sob anestesia local. Nestes casos, você provavelmente não precisará trocar a suas roupas, mas dependendo do local do câncer o médico ou enfermeiro pode solicitar a troca por um avental cirúrgico. Antes da excisão de pele, o enfermeiro ou médico limpa a área a ser operada, delimitando-a com uma caneta especial. É aplicado um anestésico local na pele, de forma que você não sinta nada durante o procedimento.
 
Antes da incisão, pode ser feita uma curetagem da área, ou seja, a raspagem da pele. Isso pode facilitar a retirada de tumores maiores.
 
É feito um corte na pele com um bisturi ao redor da lesão de câncer de pele visível, juntamente com uma margem de tecido aparentemente saudável. No geral, usa-se uma margem de 1 cm para carcinomas e de até 2 cm para melanomas, em todas as direções.
 
Após a área cancerosa ser removida, a incisão é fechada com pontos ou, para casos menos graves, a ferida pode ser deixada aberta para curar sozinha. Se a incisão for grande, por vezes é necessário um enxerto de pele ou então deslocar a pele de uma área próxima para cobrir a ferida. A cirurgia reconstrutiva pode ser necessária se a excisão criar uma cicatriz inestética.
 
O tecido retirado deve ser examinado histologicamente, permitindo a avaliação das margens laterais e profundas, e a certificação de que todas as células cancerosas foram removidas. É extremamente importante que todo o câncer de pele tenha sido retirado, para reduzir o risco de recorrência.
 
Tempo de duração do procedimento
A duração da cirurgia depende muito do tamanho do tumor que será retirado e a possibilidade de ter alguma complicação. O médico poderá lhe informar melhor sobre o tempo de cirurgia para o seu caso.
 
Cuidados após a cirurgia
As excisões no geral tem uma cicatrização tranquila, sem problemas. Você fará um acompanhamento com seu cirurgião ou médico para monitorar sua recuperação e se certificar de que a ferida está cicatrizando corretamente. Embora a excisão tenha uma alta taxa de cura para o câncer de pele, você sempre vai ter um pequeno risco de recorrência, ou então de desenvolver câncer de pele em outro local. Por isso, é importante manter o acompanhamento regular com o dermatologista para detectar qualquer novo câncer de pele.
 
Possíveis complicações/riscos
 
Riscos do uso de excisão para remover câncer de pele incluem:                        
  • A ferida infeccionar, sangrar e doer
  • Cicatrizes
  • O enxerto de pele pode não cicatrizar
  • Nem todas as células cancerosas terem sido removidas, necessitando de uma nova cirurgia ou outro procedimento.
Como é a recuperação do paciente
A recuperação da cirurgia de câncer de pele varia de acordo com o local de retirada, quanta pele é removida e estado geral de saúde do paciente. Os resultados cosméticos são bons, de uma maneira geral.
 
Grávida pode fazer?
Sim. A excisão de pele pode ser realizada na gravidez, mas nestes casos são avaliados os riscos e benefícios do procedimento. Em alguns casos, pode ser mais prudente esperar até o final da gestação.
 
Custo da cirurgia
Os custos variam muito de acordo com o tamanho do procedimento a ser realizado e o tipo de anestesia usado. Procedimentos pequenos, ambulatoriais e com anestesia local custam a partir de R$400,00 - enquanto cirurgias maiores, com enxertos ou retalhos, sob anestesia geral em ambiente hospitalar podem custar mais de R$30 mil.
 
Regulamentação
A cirurgia é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina                                             
 
Referências:
Tatiana Jerez, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Paulo Issa, dermatologista coordenador da campanha de alerta para o Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ)

Selma Cernea, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein
 
MSN Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário