Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 7 de dezembro de 2013

Maior hospital de urgência do PI tem 100 pacientes internados no corredor

Vereadores vistam HUT (Foto: Leo Torres / Ascom)
Foto: Leo Torres / Ascom
Vereadores flagraram pacientes internados em macas no HUT
Hospital tem capacidade para internar 284 pessoas, mas tem mais de 500. Caos foi constatado durante visita da Comissão de Saúde da Câmara
 
A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina constatou 100 macas com pacientes nos corredores do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta sexta-feira (6). Os vereadores verificaram que a maior unidade de pronto socorro do Piauí atende atualmente 500 pessoas em suas instalações, quando sua capacidade máxima é para 284 pacientes internados.

Outro problema encontrado, dizem os parlamentares, é a demora na realização de cirurgias, sobretudo em pacientes com fraturas no fêmur. De acordo com a vereadora Teresa Britto, presidente da comissão, a visita visa apurar uma série de denúncias que a Câmara recebeu. Ela diz que encontrou pacientes em citação lamentável.

"Recebemos várias denúncias de que havia um caos no HUT e estamos constatando. Viemos conversar com os pacientes e o diretor para saber onde está o problema. Na verdade, o HUT é o maior prejudicado com a ineficiência do sistema de saúde de Teresina e do interior do Piauí. O atendimento não funciona no interior e nos bairros e todo mundo vem pra cá. Muitos pacientes nos informaram que estão há mais de 20 dias esperando uma cirurgia", afirmou a parlamentar.

Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina visita HUT (Foto: Leo Torres / Ascom)
Foto: Leo Torres / Ascom
Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina visita HUT
Para Teresa Britto, o governo precisa fazer a regulação para evitar que todo tipo de atendimento seja enviado ao HUT, assim como o estado e prefeituras devem dar maior eficiência aos hospitais regionais e de bairros, respectivamente. Ela declarou ainda que os cerca de R$ 2 milhões, oriundos de recursos federais, poderiam estar ajudando na prestação dos serviços, mas o valor não está chegando à conta gerenciada pela Prefeitura de Teresina.

Sobre a situação o diretor Gilberto Albuquerque afirmou que quando há uma menor eficiência dos hospitais de referência, cai a qualidade no atendimento do HUT e o hospitais viram um caos. Segundo ele, o HUT precisa de um maior suporte dos hospitais de retaguarda, para receber os pacientes pós-operados. Cerca de 56% pacientes são de municípios do interior e 15% são de outros estados.
 
Para amenizar o problema de superlotação, foi agendada um mutirão de cirurgias neste fim de semana para diminuir a quantidade de pacientes que ficam nos corredores do hospital à espera de cirurgias.
 
Depois do HUT, a comissão de vereadores visitou ainda o Hospital Getúlio Vargas e se surpreendeu com a melhoria nas condições de funcionamento do local. O diretor Carlos Iglesias informou à comissão que devido à grande demanda do setor de ortopedia, aumentou seis leitos nos setores de clínica cirúrgica e dermatologia, mas mesmo assim toda a demanda não tem sido contemplada. Segundo ele, o hospital está com 85% de sua capacidade de ocupação.

Na segunda-feira (9), a comissão irá visitar também o Hospital Universitário, localizado no campus Petrônio Portela da Universidade Federal do Piauí (Ufpi). A vistoria que será realizada no período da tarde tem o objetivo de verificar a taxa de subutilização do hospital.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário