Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Diagnóstico rápido da meningite ajuda a evitar sequelas

O sistema público de saúde disponibiliza vacina contra
 a Meningite C
Chances de contração da doença são maiores durante a infância e a velhice

A meningite é uma infecção causada por bactéria ou vírus que consegue vencer as defesas do organismo e ataca as membranas que protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Porém, se o diagnóstico for rápido será possível evitar sequelas, como por exemplo, amputação de membros.

O exame que garante um diagnóstico preciso é o exame do líquor. O líquor é encontrado na medula e é retirado por meio de uma punção. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

Atualmente o sistema público de saúde só disponibiliza a vacina para o tipo C da doença, o tipo A só está disponível nas redes privadas. Segundo o pediatra Marcelo Reibscheid, nenhuma vacina protege 100% contra as doenças.

 — Ao tomar a vacina você tem uma diminuição muito grande na chance de adquirir a doença, mas devem permanecer os cuidados com uma boa alimentação e uma higiene adequada. As chances de contração da doença são maiores durante a infância e a velhice, pois o organismo ou está imaturo, no caso das crianças, ou está enfraquecido, no caso dos idosos.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário