Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Tomar sol sem proteção pode provocar doenças nos olhos, afirma especialista

A utilização de óculos escuros é fundamental para proteger
os olhos da luz intensa
Exposição excessiva ao ultravioleta pode danificar córnea ou superfície ocular 

A exposição ao sol por longos períodos podem provocar problemas nos olhos, de acordo com o médico cirurgião-oftalmologista Renato Neves.

— Não sentimos os raios ultravioleta, porém eles causam sérias doenças no nosso organismo. Pessoas mais expostas à luz solar têm uma maior tendência a desenvolver doenças oculares, como por exemplo, a catarata. 

De acordo com o médico, a ação aguda dos raios UV sobre os olhos provoca queimaduras na superfície ocular semelhantes aquelas causadas na pele. E o efeito da longa exposição sem a devida proteção é cumulativo.

Neves ainda explica que a exposição excessiva ao ultravioleta refletido na areia ou no chão, ou até mesmo na neve, pode danificar a córnea ou a superfície ocular, causando doenças como a conjuntivite. Segungo o especialista, é necessário também proteger os olhos de lesões agudas causadas por breves saídas durante os dias de sol muito forte. 

O especialista ainda acrescenta que em dias nublados também é recomendado o uso de óculos escuros.

— O que pouca gente sabe é que mesmo nos dias nublados, os raios de sol passam através das nuvens finas, por isso também é importante usar os óculos de sol. Verão requer cuidado especial com os olhos.

A escolha do óculos de sol adequado também é indispensável, pois o principal é que os óculos bloqueiem de 99 a 100% dos raios UVA e UVB. E os óculos devem envolver a sua face, de têmpora a têmpora, para que os raios solares não penetrem pelo lado. 

Dicas:

— Se possível proteja-se do sol das 10h da manhã e 14h da tarde; 

— O que vale é a lente filtrar toda a radiação UV. O preço, modelo e cor dos óculos são de importância secundária; 

— Veja sempre se há o selo de qualidade e de proteção UV nos óculos de sol

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário