Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nova pesquisa reforça o perigo de ingerir álcool durante a gravidez

Foto: Reprodução
Estudo mostra que bebida pode prejudicar o crescimento da placenta
 
Mulheres que ingerem álcool em doses moderadas ou altas nos primeiros estágios da gestação podem danificar o crescimento e a funcionalidade da sua placenta, órgão responsável por fornecer tudo que o bebê precisa até o nascimento, de acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Manchester.
 
Os pesquisadores estudaram as placentas em laboratório e mostraram que a ingestão moderada (de 2 a 3 doses) ou alta (de 4 a 6 doses) reduz as taxas de crescimento celular do órgão. A pesquisa, publicada na no jornal PLoS One, investigou os efeitos do álcool na placenta nas primeiras semanas de gestação, período considerado essencial para o bom desenvolvimento da criança. O álcool em concentrações muito baixas, o equivalente a meia dose, não apresentou efeito.
 
Os cientistas também descobriram que o álcool em níveis moderados ou altos reduziu o transporte de um aminoácido importante, conhecido como taurina, da mãe para o bebê. A taurina é vital para o cérebro e para o desenvolvimento fisiológico e a sua redução pode ser a explicação para alguns sintomas neurológicos observados em crianças de mães alcoolatras.
 
— O álcool é conhecido por ser tóxico quando ingerido em altas doses, mas os nossos resultados mostraram claramente que mesmo em quantidades mais baixas, consumidas por muitas pessoas, já ocorrem efeitos negativos na placenta — disse a autora do estudo Sylvia Lui.
 
De acordo com a obstetra Clare Tower, para evitar qualquer risco durante a gravidez, o ideal é abter-se do álcool.
 
— Os estudos já mostraram que ainda há muita confusão na percepção do tamanho de uma dose de álcool, bem como a falta de um auto-monitoramento preciso da quantidade de bebida ingerida — aponta.
 
O professor da Universidade de Manchester John Aplin aponta outra recomendação:
 
— Essa pesquisa também sugere que as mulheres que estão tentando engravidar também devem evitar o álcool, pois os danos podem acontecer nos primeiros dias da gestação, antes mesmo da mulher saber que está grávida — pondera.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário