Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O que fazer quando crianças aspiram corpos estranhos

O que fazer quando crianças aspiram corpos estranhos Daniela Xu/Agencia RBS
Foto: Daniela Xu / Agencia RBS
Pais devem ter atenção redobrada com os brinquedos
A introdução acidental de pequenos objetos no nariz ou boca pode colocar a vida das crianças em risco
 
Um objeto inserido acidentalmente na via aérea da criança geralmente provoca imediata dificuldade respiratória. Nestes casos, os pais devem levar a criança imediatamente ao pronto-socorro, pois a situação pode se agravar em pouco tempo.
 
Da via aérea superior, rapidamente o objeto pode se deslocar à traqueia, aos brônquios e ao pulmão, prejudicando todo o sistema respiratório.
 
Mas segundo o Dr. Marcelo Iasi, membro da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), nem sempre o acidente é percebido imediatamente.
 
— O mais frequente é a dificuldade respiratória aguda, provocada pela obstrução na traqueia ou em uma via respiratória alta. No entanto, pode acontecer uma obstrução parcial e a criança continua respirando, porém com certa dificuldade. Há outros casos em que a aspiração do corpo estranho obstrui ramificações do pulmão. Então, ao invés de oferecer dificuldade na respiração, impede que o ar entre em determinado lugar no pulmão — afirma Iasi.
 
Neste último caso, explica o cirurgião-pediátrico, mesmo sem prejudicar a respiração, a falta de ar em determinados locais do pulmão pode acarretar sintomas ainda mais graves, que levarão, provavelmente, a infecção pulmonar.
 
Diagnóstico e tratamento
Quando os sintomas começam a aparecer, cabe aos responsáveis pelo pequeno cogitar uma possível aspiração de corpo estranho e encaminhamento ao hospital.
 
— O corpo estranho será confirmado por meio de um raio X de tórax, que inclusive revelará a localização exata do objeto. Nem sempre é possível visualizar o objeto, mas alguma imagem sugestiva da aspiração, como colabamento do pulmão ou até um pneumotórax. Ou seja, algo estranho apontado no raio X é indicação de uma broncoscopia numa situação como esta — acrescenta Iasi.
 
A endoscopia para examinar a via aérea se chama broncoscopia, é um procedimento realizado com anestesia geral na criança, por meio de um aparelho chamado broncoscópio.
 
— Ele invade a via aérea e possibilita a visualização do corpo estranho, sendo, portanto um procedimento diagnóstico e eventualmente é possível retirar o objeto com algum instrumental, sendo, no entanto, terapêutico — conclui o cirurgião.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário