Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Saiba como diferenciar o inchaço do aumento de peso


Saiba como diferenciar o inchaço do aumento de peso Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Variação do peso ao longo do dia não deve ser motivo
 de preocupação
Retenção de líquido, maus hábitos alimentares e menstruação podem ser causas de edemas
 
A sensação de pernas, barriga e mãos inchadas é algo que a maioria das pessoas já vivenciou. Os culpados por este incômodo são a retenção de líquido os maus hábitos do dia a dia.
 
Em alguns casos, esse inchaço pode ser confundido com o aumento do peso. Por isso, não se assuste se você notar que ganhou dois quilos durante o dia.
 
— O edema pode estar associado à oscilação hormonal e à alimentação desequilibrada. E também pode indicar problemas renais, cardíacos ou uma disfunção da tireóide— afirma o cirurgião vascular Fernando Bacalhau.
 
As mulheres que notam um aumento do peso da noite para o dia, não precisam se preocupar. A retenção de líquido, principalmente, durante a menstruação é a culpada por essa sensação de quilinhos a mais.
 
— Durante o período menstrual, ocorre uma alteração nos níveis de estrogênio e progesterona. Quando estão em alta, eles tendem a reter líquidos e dificultar a sua eliminação— explica o médico.
 
O edema só deve ser motivo de preocupação quando for provocado por outros fatores. O inchaço pode ser controlado com a mudança de hábitos quando a retenção de líquido reflete apenas no desconforto corporal relacionado ao excesso de peso. O problema é quando ele está associado à insuficiência renal que necessita de tratamento.
 
As mulheres devem procurar ajuda quando o inchaço não for embora naturalmente e notar um edema nos tornozelos. Nesse caso, o problema pode estar associado a alguma doença do rim, do fígado ou da tireóide.
 
Confira dicas de como evitar o surgimento de edemas através da mudança de hábitos:
 
Fuja do sal. Experimente substituí-lo por limão ou ervas para acompanhar a salada, por exemplo. Evite consumir condimentos como mostarda, ketchup e molhos prontos.
 
Mexa-se. Se você passa muito tempo sentada, levante-se a cada duas horas e dê uma volta. E quando puder, faça caminhadas.
 
Faça exercícios físicos. Eles estimulam a circulação e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo corpo, evitando a formação de edemas.
 
Drenagem linfática. A massagem realizada de forma adequada, também ajuda o sistema linfático a eliminar líquidos e toxinas acumulados.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário