Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O ar seco pode aumentar a chance de infarto ou derrame?

Névoa seca cobre o céu de Goiânia, GO
Foto: Handerson Pancieri/TV Anhanguera
Névoa seca cobre o céu de Goiânia, GO
Nos dias mais secos, há um aumento de aproximadamente 40% nas consultas hospitalares. Pesquisas coordenadas pelo Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo apontam que quando o clima está mais seco, uma média de 8 idosos morrem a mais por dia. Por várias causas, não só por problemas respiratórios.
 
A incidência de doenças cardiovasculares, especialmente infartos, derrames e tromboses também aumenta de forma importante. Entender as causas é fundamental para executar medidas preventivas. E com certeza há medidas simples que podem evitar, de forma bastante eficiente, os efeitos de um clima seco e adverso para a saúde.

A umidade relativa do ar ideal para o organismo situa-se ao redor de 60%. Podemos perguntar: por que a quantidade de água suspensa no ar é tão importante para a saúde? Vamos entender: em dias quentes, para regular a temperatura do corpo - que deve ser constante, ao redor de 36,5ºC - a pele abre os poros permitindo maior transpiração e, portanto, maior perda de calor e água. Suamos mais. Por outro lado, sabemos que a água é vital para o corpo humano.
 
Cada célula precisa estar adequadamente hidratada para exercer suas funções. Nos dias muito secos, quando a umidade do ar está menor que 30%, a água “sai” do corpo muito mais facilmente, através da pele e das mucosas expostas – como a mucosa do olho e a respiratória - para o meio externo. Funciona como se o ar muito seco “sugasse” mais facilmente a água do corpo para o ambiente. Portanto, perdemos uma quantidade MUITO maior de água. Se esta água não for adequadamente reposta, o sangue também se “desidrata”, ficando mais “espesso”.

Duas consequências importantes imediatamente decorrem:

1. Aumenta a chance de infecções oculares e respiratórias
A falta de água nas células provoca um processo inflamatório no local e com isso a chance de infecções aumenta consideravelmente. Na prática observamos olhos vermelhos, ressecados, ardendo, irritados, com mais chance de conjuntivite. Nas vias respiratórias pode ocorrer dor de garganta, tosse, e maior probabilidade de bronquite, sinusite, faringite, laringite e tantas outras afecções. A baixa umidade do ar concentra partículas e poluentes ambientais, causando dias mais poluídos. O resultado é que aspiramos uma quantidade maior de gases e partículas que podem exacerbar crises de asma e broncoespasmo ou penetrar na circulação levando a processos inflamatórios ou alérgicos em várias regiões.

2. Aumenta a possibilidade de doenças cardiovasculares como pressão alta, infartos, derrames ou trombose
O sangue também sofre efeitos do clima seco. Fica com menor concentração de água. Isso significa que fica mais “grosso”. Essa alteração na consistência sanguínea pode, mais facilmente, provocar o entupimento de vasos, levando ao infarto agudo ou a um derrame. A chance de coagulação do sangue também aumenta, favorecendo o aparecimento de trombos, que são como se fossem umas “pedrinhas” que se formam nos vasos sanguíneos e obstruem a passagem de sangue para uma determinada região. Se a região acometida for vital, como o pulmão, por exemplo, um trombo pode ser fatal. Também pode ocorrer aumento da pressão arterial com todos os seus efeitos deletérios na saúde.

Por isso água é vital para o corpo humano. Dias secos nos tiram esse “nutriente” absolutamente essencial. Portanto, para minimizar os efeitos adversos da baixa umidade do ar basta uma ação concreta e eficiente: hidratar-se. Isso significa também hidratar o corpo e as mucosas. Vamos ver como fazer isso:

1. Para hidratar o corpo: tome mais água que o habitual. Ande com uma garrafinha na bolsa ou na mochila. Coloque uma jarra de água em vários cantinhos da sua casa. Assim você vai poder tomar água com maior frequência, onde estiver. Tome água no mínimo a cada hora. Lembre-se de oferecer mais água à crianças e idosos. Faz toda diferença!

2. Para hidratar as mucosas expostas: aplique soro fisiológico no nariz pelo menos 3 vezes ao dia e hidrate o ambiente. Uma das formas mais eficazes é colocar uma – ou mais de uma, dependendo do local -  toalha de banho molhada e aberta em cima de uma cadeira no ambiente em que você estiver. Na sala ou no quarto. A superfície da toalha de banho é grande o suficiente para proporcionar mais umidade ao ambiente.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário