Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

11 alimentos proibidos na lancheira das crianças

Empanado de frango: é, normalmente, frito. O excesso de consumo
de óleo não é indicado tanto para crianças como para adultos
“Os lanches devem ser escolhidos com a preocupação de serem saudáveis, e não pela praticidade”, alerta médica. Veja itens que não devem fazer parte da alimentação na escola
 
Em muitos casos, são cinco opções durante a semana. E esse número pode chegar a uma dezena. Tudo depende se a criança faz um ou dois lanches durante o período que fica na escola. É preciso muita criatividade para manter a lancheira escolar abastecida com opções atrativas para as crianças e, acima de tudo, saudáveis.
 
Veja abaixo, alimentos que não devem fazer parte da lancheira:
 
Bala: em muitos casos, esse tipo de doce é puro açúcar, sem valor nutricional algum. Pode causar cáries
 
Batata frita: deteriora facilmente e possui valor energético exagerado
 
Bolacha recheada: rica em gorduras, sódio e açúcares. Se for necessário mandar biscoitos, prefira os sem recheio
 
Bolo com recheio: alimento rico em açúcar, podendo causar obesidade
 
Empanado de frango: é, normalmente, frito. O excesso de consumo de óleo não é indicado tanto para crianças como para adultos
 
Lanches com embutidos: salsicha, salame, presunto e outros embutidos possuem alto teor de sódio, realçadores de sabor e conservantes
 
Leites e derivados: quando não há refrigeração para armazenar os alimentos, evitar estes itens já que podem estragar
 
Refrigerante: além de não ter valor nutricional, traz sódio, gorduras e açúcares em excesso em sua composição
 
Salgadinho de pacote: o excesso de sódio na composição pode levar a alterações no metabolismo infantil
 
Salgados fritos: alimento frito deve ser evitado na lancheira. Além de se deteriorar facilmente, possui alto valor energético
 
Suco em pó: com elevador valor energético, não tem quase nenhum valor nutricional

“Os lanches devem ser escolhidos com a preocupação de serem saudáveis para o bom desenvolvimento das crianças. Os pais não devem optar por determinados alimentos apenas pela praticidade”, observa Sonia Liston, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcellos.
 
“A preocupação maior dos pais deve ser oferecer uma refeição balanceada aos filhos, principalmente observando a oferta energética das opções escolhidas”, alerta Ana Luisa Vilela, nutróloga da clínica SlimForm.
 
De acordo com Sonia, a lancheira ideal não precisa conter muitos itens. A médica sugere dois alimentos por lanche: “Uma fruta e um suco ou uma fatia de pão integral com algum tipo de queijo e uma água de coco são boas opções”. Ofertar menos itens também é uma boa estratégia para evitar muitas repetições durante a semana. Ana Luisa concorda: “Se o lanche for monótono, sem variação, a criança perderá o interesse e pode se recusar a comê-lo”.
 
Escolhas corretas
No caso das frutas, prefira as que podem ser consumidas com casca ou que ela possa ser retirada com facilidade, ensina a nutróloga. Para hidratar, sucos naturais são uma boa opção. Se a escola não oferecer condições ideias de armazenamento, como uma geladeira para as lancheiras, os pais devem optar por água de coco de garrafinha ou sucos de caixinha sem adição de conservantes e açúcar. Os sucos de caixinha, aliás, merecem atenção redobrada. Fuja de bebidas industrializadas ricas em açúcar e sem valor nutricional.
 
Ana Luisa alerta ainda para a necessidade de ofertar carboidrato e proteína diariamente na lancheira escolar. “O carboidrato, preferencialmente integral, é importante para manter a energia e a proteína é indispensável para o crescimento e desenvolvimento da criança”, explica.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário