Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Por que mesmo cansados não conseguimos dormir no calor?

Foto: Reprodução
Este verão registra as temperaturas mais elevadas dos últimos 74 anos. Mas, por mais que os termômetros variem, a temperatura interna tem que ser constante e perfeita para o funcionamento dos órgãos. Então, quando está muito calor, o corpo se defende. Como? "Jogando” o calor para o ambiente.

E como isto acontece? Entenda! Durante o dia, nossas células trabalham ativamente, principalmente os neurônios, que são as células cerebrais. À noite, estas células precisam se “recompor” e se “reorganizar” para enfrentar o novo dia. Mais ou menos como a cozinha de uma casa em que se faz café da manhã, almoço e jantar. Dali saem os alimentos prontos para o consumo, e ali ficam o lixo: embalagens, restos... que precisam ser descartados. Além disso, é preciso organizar a bagunça da pia para que no dia seguinte esteja tudo em ordem para começar de novo. O nosso sono é como se fosse este "faxineiro” que garante a limpeza e a reorganização do local.

O sono normal tem 4 fases: 1, 2, 3 e fase REM (que quer dizer “movimento rápido dos olhos”).

Fase 1 - O sono chegou. Nesta fase fechamos os olhos. Surge um hormônio chamado melatonina – que é liberado principalmente com a ajuda do “escuro”. Portanto! Apague as luzes! Neste momento também é importante que a temperatura ambiente esteja mais baixa, pois isto prepara o corpo para a fase seguinte.

Fase 2 - Nesta fase pegamos no sono e estamos dormindo. Os músculos relaxam. A temperatura corporal diminui e os batimentos cardíacos e a respiração desaceleram. Economizamos energia. O hormônio de crescimento  é liberado e isto aumenta a massa muscular.

Fase 3 - O sono fica mais profundo. A economia de energia é maior: o coração bate mais devagar ainda e a respiração fica mais leve. O metabolismo do corpo fica lento, muito lento!

Sono REM - É a fase mais profunda do sono. É quando sonhamos. É neste momento que acontece toda a “recuperação” do trabalho celular. Graças a esta fase é que nosso cérebro assimila o que aprendemos durante o dia. Nossa memória se organiza. E se isto é essencial para todos imagine para quem estuda e tem muitos conhecimentos para armazenar. Agora, se o sonho é muito intenso e vira um pesadelo, por exemplo, o corpo libera adrenalina. Aí o coração e a respiração aceleram.

As fases 1, 2, 3 e REM compõem o que chamamos de “ciclo de sono”.  Cada ciclo dura mais ou menos de 1 hora e meia a duas horas. Exatamente assim: dormimos, relaxamos, desaceleramos e sonhamos. Depois superficializamos o sono, damos uma viradinha na cama e... dormimos, relaxamos, desaceleramos e sonhamos... Tudo de novo! Uma noite bem dormida deve ter de 4 a 6 ciclos.

No calor, podemos estar exaustos e até dormir. Mas a temperatura ambiente muito alta dificulta as fases 2 e 3, que são as de relaxamento. O corpo fica trabalhando para colocar o calor para fora! E sem passar pelas fases 2 e 3, fica difícil alcançar o sono REM que é essencial para o descanso completo. Consequência:   sem “afundar” no sono, não sonhamos e, no dia seguinte, ficamos mais cansados, com pensamentos embaralhados, falta de concentração, e às vezes até dor muscular. Naturalmente, acordamos com mau humor.

Tomar um banho frio ajuda a “esfriar” o corpo antes de dormir. Lençóis frescos também favorecem que a temperatura externa fique mais baixa.

Areje e refresque-se! Seu corpo e sua cabeça agradecem!
 
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário