A melancia é composta de 92% de água |
O calor é recorde. Cidades brasileiras como São Paulo e Porto Alegre registraram as temperaturas mais altas da história. Nunca fez tanto calor assim nas duas cidades, com termômetros que passaram dos 40ºC e sensação térmica de mais de 50ºC. A frase mais falada no momento seja em elevadores, ou inícios de conversas é o “que calor, hein?”. E o pior de tudo: a previsão é de que o mês todo seguirá nessa toada.
O jeito é buscar técnicas para se refrescar e sobreviver ao verão e ao clima seco. Alimentos ricos em água, como na melancia, alface, chuchu, pepino, rabanete ajudam a hidratar e não engordam. Não deixe de preparar saladas leves e nutritivas, a final, mesmo com o calorão e a falta de apetite, o corpo precisa de nutrientes para funcionar corretamente.
Outra dica importante não tem relação com a temperatura, mas com a alta intensidade dos raios ultravioletas: use protetor solar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o indicado é usar, no mínimo, protetor solar fator 30. No Nordeste, a recomendação é que proteção comece antes das 9 horas. No Centro-Oeste e em outras regiões ela deve perdurar até depois das 16h.
Mas a campeã das reclamações neste verão é a dificuldade para dormir. Neste caso, a dica de ouro é tomar um banho antes de ir para a cama, investir em roupas leves e lençóis de algodão e linho aos sintéticos. O que vale é se adaptar e seguir com bom humor. Até porque o que seria do inverno se não fosse o verão?
Veja quais são os alimentos ricos em água:
Abacaxi: 87% de água
Alface: 95% de água
Banana: 74% dela é de água
Cenoura: 86% de água
Chuchu: 95% de água
Clara de ovo: 75% de água
Couve-flor: 92% de água
Goiaba: 86% de água
Maçã: 86% de água
Melancia: 92% de água
Melão: 90% de água
Nabo: 94% de água
Pepino: 95% de água
Rabanete: 95% de água
Tomate: 94% de água
iG
Nenhum comentário:
Postar um comentário