Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

HC lança cirurgia inédita no SUS para tratar hérnia de disco

Foto: Reprodução
Hérnia de disco entre as vértebras L4 e L5
O Hospital das Clínicas de São Paulo está oferecendo um procedimento inédito no Sistema Único de Saúde (SUS): o tratamento de hérnia de disco lombar por meio de cirurgia endoscópica.
 
A técnica é utilizada com anestesia local e sedação, para permitir monitorar os movimentos do paciente. Após a anestesia, é feita uma pequena incisão e inserida uma cânula por onde passarão o endoscópio e os instrumentais para a retirada do disco lesado.

De acordo com o HC, a cirurgia menos invasiva reduz o risco de complicações no procedimento e o paciente recebe alta no mesmo dia. "Estamos realizando um estudo comparativo entre as técnicas aberta e endoscópica e passamos a oferecer de forma regular esta cirurgia", explicou o ortopedista Alexandre Fogaça, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC.

Cerca de 300 mil pessoas são submetidas por ano, no Brasil, a procedimentos cirúrgicos abertos para tratar a hérnia de disco. "Apesar do índice alto de sucesso neste tipo de procedimento, as complicações que podem acontecer, como infecções, além do tempo de reabilitação prolongada, estimulam o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas, como a endoscópica", disse Fogaça. A técnica pode ser usada em quase todos os tipos de hérnias de disco, mas cabe ao médico avaliar, caso a caso, se o procedimento é indicado para o paciente.
 
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário