Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de março de 2014

10 coisas a saber sobre protetor solar

Dica: aplique o protetor 30 minutos antes de ir para a praia
e espere secar para vestir o biquíni.
Especialistas tiram dúvidas sobre fatores de proteção, quantidade e eficácia
 
Que protetor solar é um aliado da sua saúde você já sabe. Em contrapartida, muitas dúvidas ainda restam com relação à forma adequada de usá-lo. Atendendo ao convite do Delas, os dermatologistas Emir Martins Junior e Solange Pistori Teixeira respondem questões sobre o tema.

1 - Qual é a quantidade de protetor solar que devo usar?
Recente estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a aplicação de quantidades insuficientes do produto reduz o fator de proteção solar (FPS). O correto é aplicar 2 miligramas (uma colher de chá) de filtro solar por centímetro quadrado de corpo. Calcula-se que, para uma pessoa de porte médio, são necessárias nove porções de filtro distribuídas pelo corpo.
 
Aplique uma porção em cada uma das seguintes regiões: face e pescoço, barriga e peito, braço e ombro direto, braço e ombro esquerdo e costas. Duas porções para perna e pé esquerdo, e a mesma quantidade para perna e pé direito.
 
2 - É realmente necessário reaplicar o protetor solar?
Sim. A maioria dos filtros perde o efeito após quatro horas e, portanto, deve ser reaplicado no decorrer do dia. Em caso de exposição mais intensa ao sol, o ideal é reaplicar o produto a cada duas ou três horas. Dica: aplique o protetor 30 minutos antes de ir para a praia e espere secar para vestir o biquíni.
 
3 - Qual o FPS mínimo para proteger a pele?
O tipo de pele, ou fototipo, é determinado pela quantidade de melanina, ou seja, pela cor do indivíduo. A Classificação Fitzpatrick, utilizada pelos médicos, reconhece seis categorias. Para todas elas o fator de proteção mínimo é 15.
 
4 - Existe diferença entre os protetores “resiste à água” e “à prova d’água”?
O produto “resistente à água” é capaz de resistir a 40 minutos de imersão em água, enquanto os à prova d’água resistem a 80 minutos de imersão em água. Isso significa que o FPS do produto se mantém inalterado por esses períodos de imersão em água ou atividade física moderada.
 
5 - Qual a diferença entre os raios UVB e UVA?
Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares, trata-se da radiação visível. Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10h e 16h. Ele é responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele. Já os raios UVA não são abrandados pela atmosfera e estão presentes em todos os momentos do dia, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo envelhecimento precoce e também predispõe a pele ao surgimento do câncer.
 
6 - Como identificar um bom protetor solar?
Fique de olho na embalagem, pois os bons protetores levam o selo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Prefira um produto resistente à água e confira se ele protege também contra os raios UVA. O fator de proteção UVA deve ser um terço da proteção UVB (aquele que vem gravado na embalagem), por exemplo: um protetor solar 30 deve ter fator de proteção 10, pelo menos. Por isso, leia o rótulo com atenção.
 
7 - Por que é preciso usar um protetor solar específico para o rosto?
É importante usar um produto com FPS maior no rosto já que a pele dessa região é mais fina e sensível. Outra preocupação é com a cosmética: o rosto exige produtos menos oleosos, mais leves, enquanto o corpo pede loções que espalhem com facilidade.
 
8 - O protetor em spray é eficaz?
Sim. Desde que seja de boa qualidade, o spray funciona muito bem e é indicado para áreas com pelos, onde pode ser difícil espalhar a loção.
 
9 - A porcentagem de proteção cresce proporcionalmente ao FPS?
A porcentagem de proteção cresce proporcionalmente até o FPS 15. Desse valor em diante, o mesmo não ocorre. Por exemplo: um produto FPS 30 não tem o dobro de proteção do FPS 15. Traduzindo em números, o FPS 15 filtra 94% das radiações UVB, enquanto o FPS 30 filtra 96,7%.

10 - Os FPS altíssimos (50, 80 ou 100) são indicados para qual tipo de pele?
O FPS alto (maior do que 50) é indicado para pessoas com dermatoses desencadeadas pelo sol e para pessoas que se submeteram a algum procedimento mais agressivo, como peeling, laser ou uso de ácidos na pele. Crianças também precisam de um alto nível de proteção, para isso, utilize protetor solar a partir de FPS 40 e complemente com outros recursos, como bonés e camisetas.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário