Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 24 de março de 2014

Aprenda a espantar o sono e a preguiça depois de comer


Thinkstock
Alimentos gordurosos deixam a digestão mais lenta e aumentam
 a sonolência
Especialistas dão dicas para amenizar o sono após o almoço
 
Bom dia! Você sente aquela preguiça e sono depois de se alimentar, especialmente após o almoço? Saiba que existem alguns truques que podem evitar o sintoma e melhorar sua produtividade. A sonolência após as refeições é normal, mas ela pode ser minimizada.
 
Segundo a endocrinologista Cláudia Cozer, selecionar bem os tipos de alimentos a serem consumidos no almoço é essencial para evitar o problema. Pratos muito volumosos e com muitos carboidratos, como massas, babata e arroz geralmente causam mais sonolência.
 
— Não coma grande volume de comida de uma vez. Quando você processa os alimentos durante a digestão, eles passam por uma série de reações químicas que tornam o sangue menos ácido. Nessas reações há um aumento do gás carbônico, porque o organismo está trabalhando mais e gastando mais energia, e isso dá sonolência.
 
A ingestão de gorduras também deve ser evitada, pois fituras e alimentos gordurosos como a rabada e a feijoada fazem com que a digestão fique mais lenta.
 
Veja algumas dicas para acabar com a preguiça após alimentação:
 
— Faça refeições à base de folhas legumes e proteínas
— Tome café ou outra bebida energética após as refeições
— Não coloque mais do que um carboidrato e uma carne no prato
— Beba pouco líquido durante a refeição para não deixar a digestão mais lenta
— Durma pelo menos oito horas todas as noites
— Fique em um local arejado. Lugares muito quentes aumentam a preguiça
 
Soneca
Outra possível causa da "preguicinha" depois do almoço pode ser a diminuição da temperatura do corpo. O pneumologista e especialista em sono, Maurício Bagnato, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, explica que a sonolência é um processo fisiológico que acontece porque a temperatura do corpo diminui.
 
— Essa oscilação térmica durante o dia é parecida com a que o corpo alcança quando estamos adormecendo, por isso sentimos sono. Depois que acordamos, essa temperatura começar a subir, mas logo depois do almoço a temperatura começa a diminuir de novo. Isso é um sinal que a natureza mostra para gente que dormir um pouco não faz mal, afirma o pneumologista.
 
Tanto Bagnato quanto a neurologista Anna Karla Smith, médica do sono do Instituto do Sono, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), são entusiastas da soneca. Os médicos recomendam algo em torno de 15 a 30 minutos para quem puder se dar ao luxo.

- [Tirar uma soneca] é saudável, desde que o indivíduo sinta a necessidade, mas não deve passar de 30 minutos. Ela ajuda até a melhorar a produtividade, pois a pessoa se sente mais disposta depois, afirma a neurologista.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário