Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de março de 2014

Tratamentos cosméticos podem abrir portas para bactérias, aponta pesquisa

Tratamentos cosméticos podem abrir portas para bactérias, aponta pesquisa Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação
Apesar dos mais elevados níveis de higiene, a injeção de substâncias pode causar lesões incuráveis
 
Muitas pessoas têm injetado substâncias no rosto para deixar os lábios mais grossos ou para suavizar as rugas. Infelizmente, um grande número de pacientes de tratamentos cosméticos apresentam efeitos colaterais desagradáveis na forma de nódulos subcutâneos que são difíceis de tratar e que - em casos isolados - levam a lesões que simplesmente não irão curar. Pesquisa publicada recentemente pela Universidade de Copenhagen afirma que, apesar dos mais elevados níveis de higiene, estes efeitos colaterais indesejados são causados por infecção bacteriana.
 
— Antes, a maioria dos especialistas acreditava que os efeitos colaterais eram causados por uma reação autoimune ou alérgica ao gel injetado. Pesquisas envolvendo tecidos de pacientes e ratos já mostrou que as lesões desfigurantes ocorrem devido a bactérias injetadas em conexão com o procedimento cosmético. Além disso, nós demonstramos que os próprios enchimentos agem como incubadores de infecção, e tudo o que precisa são somente 10 bactérias para criar uma lesão feia e um filme de material bacteriano - conhecido como biofilme - o que é impossível de tratar com antibióticos — disse Morten Alhede, pós-doutor do Departamento de Saúde Internacional, Imunologia e Microbiologia da Universidade de Copenhague.
 
O biofilme é resistente a antibióticos
O tratamento com agentes de enchimentos é muito comum. De acordo com a Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS), o tratamento com produtos à base de ácido hialurônico constitui o segundo procedimento cosmético não-cirúrgico mais popular nos Estados Unidos.
 
— Porque um monte profissionais se recusam a aceitar que os efeitos colaterais de procedimentos de preenchimento são causados por bactérias, alegando que tais problemas são causados por reações alérgicas, o procedimento usual tem sido o de tratar com esteróides. Porém, este é realmente o pior tratamento possível, porque injeções de esteróides agravam a situação e deixam as bactérias livres.
 
Felizmente, muitos dos produtores de enchimentos já se conscientizaram do risco das bactérias e reconhecem que o gel pode atuar como uma incubadora delas — disse Thomas Bjarnsholt, professor adjunto do Departamento de Saúde Internacional, Imunologia e Microbiologia.
Ele continua:
 
— Os especialistas recomendam manter a pele facial livre de maquiagem por um mês antes de sofrer um tratamento que envolva preenchimentos. Uma boa higiene é sempre importante. Mas mesmo quando você obedece a todas as regras e regulamentos, é difícil evitar completamente as bactérias, pois elas estão, muitas vezes, muito abaixo da superfície da pele.
 
Beleza com consequência
Os pesquisadores estimam que uma entre cem pessoas ou uma entre mil - dependendo do tipo de preenchimento - desenvolve uma infecção bacteriana lamentável que, no pior dos casos, pode deixar a pessoa com um rosto desfigurado permanentemente.
 
— A maioria das pessoas são suscetíveis a ter problemas quando submetidas a um tratamento de preenchimento para suavizar sua pele. No entanto, é um pouco como dirigir um carro: não há nada de errado em não usar o cinto de segurança, enquanto você não acertar nada. Se você tiver um acidente, no entanto, é quase impossível andar ileso — afirmou Thomas Bjarnsholt.
 
O biofilme que pode se desenvolver em consequência de um tratamento de enchimento é resistente a antibióticos.
 
— A boa notícia é que as infecções podem ser prevenidas por tratamento antibiótico profilático, ou seja, injeção de antibióticos em conjunto com o próprio enchimento durante o processo de tratamento cosmético. Nossa pesquisa enfatiza o quanto é importante para todos os praticantes seguir este procedimento para evitar as complicações indesejadas — explica Morten Alhede.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário