Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de abril de 2014

Fumar pode inibir o funcionamento do paladar em mulheres obesas, sugere estudo


Fumar pode inibir o funcionamento do paladar em mulheres obesas, sugere estudo Gina Sanders/Deposit Photos
Foto: Gina Sanders / Deposit Photos
Ao contrário da crença existente, cigarro não ajuda na perda
de peso, mas no ganho
Elas tendem a comer mais por serem incapazes de identificar sabores dos alimentos
 
Muitas pessoas acreditam que fumar ajuda a emagrecer porque o cigarro poderia atuar como um inibidor do apetite. Mas uma nova pesquisa sugere que o hábito pode, ao contrário, fazer com que algumas pessoas acabem ganhando peso.
 
O estudo mostrou que fumar pode entorpecer a capacidade das mulheres obesas de sentir o gosto da gordura e do açúcar. Apesar de querer sempre ingerir alimentos calóricos e açucarados, o grupo é menos propenso a perceber esses sabores, o que pode levar ao consumo ainda maior de calorias.
 
Yanina Pepino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, realizou uma série de testes em que diferentes grupos de mulheres - entre 21 e 41 anos - provaram vários pudins de baunilha contendo diferentes quantidades de gordura e foram solicitadas a classificá-los segundo o nível de doçura e cremosidade. As participantes eram fumantes obesas, obesas não-fumantes, fumantes com peso normal e não-fumantes com peso normal.
 
— Em comparação com os outros três grupos, as fumantes que eram obesas perceberam um teor menor de cremosidade e doçura. Elas também provaram menos prazer ao degustar os pudins— afirma a cientista.
 
Yanina alertou que a investigação apenas verificou possíveis associações entre o tabagismo e o paladar, e não as razões definitivas para justificar o porquê de as fumantes obesas serem menos propensas a detectar os sabores. Contudo, os resultados apontam que tal incapacidade de percepção compromete as mulheres fumantes e obesas, contribuindo para o aumento da ingestão.
 
— Pessoas obesas, muitas vezes, anseiam por alimentos ricos em gordura. Nossas descobertas revelam que ter esse desejo intenso, mas não perceber nem a gordura nem a doçura na comida, pode levar essas mulheres a comer mais— esclarece a pesquisadora.
 
Curiosamente, foi a combinação de fumo e obesidade que criou uma espécie de "golpe duplo" porque as fumantes que não estavam acima do peso mantiveram a percepção normal dos sabores, assim como as não-fumantes. Estudos anteriores já haviam relacionado o tabagismo ao aumento das compulsões alimentares e ao maior consumo de gordura, independentemente se o fumante era obeso.
 
Os resultados contribuem para desmistificar a ideia persistente de que fumar ajuda as pessoas a manter um peso saudável.
 
— As mulheres são muito mais propensas que os homens a começar a fumar para controlar o peso. E, no caso de mulheres obesas que fumam, parece que o tabagismo pode tornar as coisas ainda piores do que se pensava anteriormente— conclui Yanina.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário