Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 5 de abril de 2014

Saiba como garantir cicatrização adequada ao optar por piercings e tatuagens

Saiba como garantir cicatrização adequada ao optar por piercings e tatuagens  Genaro Joner/Agencia RBS
Foto: Genaro Joner / Agencia RBS
Higienização é essencial para evitar possíveis infecções
Especialista elenca os principais cuidados após os procedimentos
 
O uso de tatuagens e piercings tem se tornado recorrente na vida das pessoas, principalmente dos jovens. No entanto, para realizar essas intervenções na pele é preciso ter alguns cuidados desde os primeiros dias, sobretudo no verão, para que não ocorram alergias e infecções que prejudiquem a cicatrização e gerem complicações.
 
A dermatologista Anelisa Lamberti alerta que tanto o piercing como os pigmentos da tatuagem são identificados como corpos estranhos pela pele, podendo ser rejeitados pelo organismo. Para isso, é preciso tomar algumas precauções após a realização.
 
— Muitos se submetem a intervenções e esquecem ou negligenciam os cuidados na recuperação, sendo que esta fase é uma das mais importantes de todo o processo. Principalmente nos quentes, quando o corpo tende a ficar mais exposto, as chances de complicações no local são mais altas— explica a especialista.
 
É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções. Já no caso do piercing, o mais indicado é lavar o local com sabonete neutro, movendo suavemente a peça e, em seguida, usar um spray antisséptico ou soro fisiológico de duas a três vezes ao dia durante ao menos três meses. Em ambos os casos, evitar exposição solar é muito importante para não causar manchas indesejáveis.
 
Confira os principais passos para quem deseja fazer intervenções como estas na pele:
 
- Saber se o organismo está preparado: caso a pessoa apresente baixa imunidade, seja portadora de doenças autoimunes, esteja no período gestacional ou em tratamento de quimioterapia, por exemplo, é preciso ter consciência de que não é recomendável colocar piercings e fazer tatuagens.
 
- Escolha do local: saber onde serão feitos os procedimentos é fundamental. Verificar a higiene do lugar, conferir se o espaço conta com a aprovação de órgãos fiscalizadores, se utiliza apenas instrumentos esterilizados e se conta com profissionais habilitados é muito importante.
 
- Higiene: É essencial lavar o local com água fria ou morna, evitando temperaturas elevadas e banhos muito demorados. A limpeza não deve ser realizada com bucha ou outros materiais ásperos que agridam mais a região. Na sequência, enxugar bem o local com toalha macia.
 
- Fazer curativo: no caso das tatuagens, deixe-as protegidas durante os três ou quatro primeiros dias.
 
- Dicas para uma boa cicatrização: é preciso evitar exposição solar, banhos de mar, piscina e sauna, além do contato com areia ou terra nos primeiros meses. Não tocar no piercing sem necessidade e evitar peças pesadas que possam com o tempo, alargar o orifício ou mesmo rasgar a pele, são atitudes que devem ser levadas em consideração para obter um resultado satisfatório.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário