Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 3 de maio de 2014

Uruguaios poderão comprar até 10 gramas de maconha por semana

Cliff DesPeaux/Reuters
Uruguai libera produção e venda de maconha no país
Droga chegará às farmácias para a venda ao público em dezembro deste ano
 
Os uruguaios poderão comprar até 10 gramas de maconha por semana, informou nesta sexta-feira (2) o governo em Montevidéu, ao apresentar a regulamentação da lei para a produção e a comercialização da droga no país.
 
Os inscritos na lista oficial de consumidores poderão comprar no "máximo 10 gramas por semana" de maconha, disse em entrevista coletiva o presidente da Junta Nacional de Drogas, Diego Cánepa.
 
O decreto que regulamenta a produção e a comercialização da maconha será firmado na segunda-feira (5), e o grama da maconha deverá custar menos de um dólar.
 
Cánepa antecipou que o governo fará um apelo a interessados privados em plantar cannabis "não mais de duas semanas depois da entrada em vigor do decreto". Segundo ele, serão concedidas de duas a seis licenças.
 
Nesse sentido, acrescentou, a maconha legal chegará às farmácias para a venda ao público em dezembro deste ano. A cannabis será vendida ao público por um preço entre 20 e 22 pesos por grama — o equivalente a cerca de R$ 2,00 (US$ 0,9).
 
— Não há nenhum tipo de subvenção do Estado.
 
No preço, estão calculados os custos de produção e o lucro das empresas e das farmácias.
 
Segundo o secretário-geral da Junta, Julio Calzada, "o volume total que se consome no Uruguai estaria em torno de 18 a 22 toneladas" de maconha ao ano.
 
— Em função disso, seria necessário um máximo de dez hectares para produzir para esse universo de usuários.
 
Em dezembro passado, o Uruguai se tornou o primeiro país no mundo a regular o mercado de maconha, em uma iniciativa promovida pelo presidente José Mujica como um experimento para combater o narcotráfico. Embora o consumo de drogas não seja penalizado no país há décadas, sua produção e comercialização eram.

AFP / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário