Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 3 de maio de 2014

Maioria dos restaurantes das cidades-sede cumpre exigências higiênico-sanitárias

Wilson Dias/ Agência Brasil
Anvisa anuncia selo e notas para alimentação na Copa
Salvador é a única cidade-sede que não participou da inspeção
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classificou na categoria B 40% dos estabelecimentos de alimentação localizados em 11 das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Isso significa que eles atendem à maior parte dos itens exigidos na lista de verificações higiênico-sanitárias, mas registram algumas irregularidades.
 
O resultado é parte do primeiro ciclo da Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação, divulgado nesta sexta-feira (2). Salvador é a única cidade-sede que não participou da inspeção.
 
De acordo com o levantamento, 24% dos estabelecimentos foram classificados na categoria C (número mais elevado de irregularidades) e 19% na categoria A (baixo número de irregularidades e cumprimento de itens considerados classificatórios), enquanto 15% constam como pendentes por terem alcançado baixa pontuação ou por terem descumprido itens considerados eliminatórios.
 
O diretor de Gestão da Anvisa, Ivo Kukaresky, explicou que todos os estabelecimentos que se enquadram nas três categorias podem ser usados pela população com segurança. Ele lembrou que a avaliação feita pela agência não está relacionada ao preço cobrado ou à qualidade do sabor do alimento.
 
— Avaliamos apenas a segurança sanitária.
 
Segundo ele, as notas do primeiro ciclo representam um primeiro retrato da classificação dos restaurantes inspecionados. O próximo passo é orientar os estabelecimentos sobre as correções a serem adotadas pois, após a divulgação do segundo ciclo de categorização, os selos vão começar a ser fixados nos restaurantes.
 
— A ideia não foi punir os estabelecimentos que estivessem eventualmente inadequados, mas prepará-los”, disse. “Nosso objetivo não é fechar os estabelecimentos de alimentação, mas torná-los mais adequados.
 
A gerente-geral de Alimentos da Anvisa, Denise Resende, o projeto de categorização de estabelecimentos de alimentação já é adotado em cidades como Los Angeles e Nova York. No Brasil, surgiu como uma demanda do Ministério da Saúde.
 
A expectativa da agência é que os restaurantes inspecionados corrijam as irregularidades e adquiram um selo que indique melhor qualidade do serviço.
 
— A gente espera encontrar um resultado melhor para que o projeto atinja o objetivo, que é o de movimentar o setor.
 
O resultado final da avaliação deve ser divulgado no final do mês, quando os estabelecimentos começam a receber o selo de classificação.
 
A categorização, segundo a Anvisa, permite, pela primeira vez, que o cidadão conheça a situação sanitária dos estabelecimentos de alimentação de sua localidade e permite que os governos locais cidades possam agir de forma mais estratégica, com foco nos restaurantes com pior desempenho.
 
Além das 11 cidades-sede, a Anvisa avaliou 13 municípios considerados de grande potencial turístico, como Búzios (RJ), Gramado (RS) e Olinda (PE). As informações podem ser acessadas por meio do site http://www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_categorizacao/index.html.
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário