Divulgação Fernanda Brunsizian, porta-voz do LinkedIn |
Há algum tempo o LinkedIn é a rede social profissional mais
utilizada entre aqueles que procuram novas oportunidades de carreira,
aumentar o network ou consumir informações relacionadas ao ambiente
corporativo e suas áreas de atuação. Com isso, a rede passou a ser uma
importante ferramenta de recrutamento e avaliação de candidatos, já que
um perfil pode revelar mais informações sobre o profissional do que um
currículo clássico de papel.
Justamente por isso, é
preciso que a pessoa utilize o site com cuidado, levando em consideração
alguns pontos que podem ajudá-la a aumentar ainda mais a sua
visibilidade no LinkedIn e conseguir a atenção de recrutadores ou novos
contatos profissionais importantes para sua carreira.
“Hoje,
a gente já viu que a rede é muito mais do que um site para procurar
emprego. Essa é a quinta razão pela qual uma pessoa está no LinkedIn. As
pessoas usam mais para fazer contato profissional, para consumir
conteúdo ou seguir influenciadores”, observa Fernanda Brunsizian,
porta-voz do LinkedIn.
Para ajudar quem que quer fazer parte da rede, ouvimos especialistas e criou uma lista com oito dicas de como montar um
perfil atraente no LinkedIn e aproveitar ao máximo a ferramenta.
Confira:
1 - Preencha todo o seu perfil
“Às
vezes, a pessoa só coloca o nome ou 'estudante de administração'. Isso e
nada é a mesma coisa. É como se ela não estivesse no LinkedIn”, comenta
a headhunter Eliane Figueiredo, da Projeto RH.
Quanto
mais completo estiver o seu perfil, melhor será a relevância da sua
página no momento em que alguém estiver fazendo uma busca pelo site.
Utilize palavras chaves e termos conhecidos na sua área de atuação, para
que quando um outro profissional faça uma pesquisa que se alinhe com
suas características, você seja encontrado mais facilmente.
2 - Tenha uma foto
De
acordo com Fernanda Brunsizian, um perfil com foto é 14 vezes mais
visto do que um perfil sem foto. “Quando alguém faz uma busca e o seu
perfil não tem foto, a pessoa geralmente nem entra. É uma questão de
credibilidade, de poder personalizar aquela informação que você tem. Na
hora em que você não vê a foto em uma rede social, as informações não
ficam tão palpáveis”, diz ela.
No entanto, é preciso
lembrar que, diferentemente do Facebook ou Google+, o LinkedIn é uma
rede profissional. Por isso, evite colocar fotos despojadas demais, a
não ser que a sua área de trabalho já seja mais informal.
Thinkstock - Conecte-se com profissionais interessantes para sua rede de contatos |
As redes
sociais são uma ótima ferramenta para melhorar o seu network. Faça uma
busca no LinkedIn por pessoas que já trabalharam ou estudaram com você e
comece a fazer novas conexões. Quanto mais pessoas você tiver
conectadas ao seu perfil, melhor será a sua visibilidade. O site
recomenda, porém, que o usuário não adicione pessoas totalmente
desconhecidas. Como a sua lista de contatos pode ser acessada por outras
pessoas, adicionar alguém desconhecido é correr o risco de ter em sua
rede alguém que pode não ser um bom profissional.
Para Rodrigo
Miwa, sócio da Hound Consultoria, voltada ao setor de recrutamento
profissional, também é importante que a pessoa mantenha contato com suas
conexões. “É interessante retornar todas as abordagens que receber. Se
você não retornar, pode parecer desinteresse e você não estará fazendo
uso da rede”, diz.
4 - Peça recomendações
Muito
visto por recrutadores, o site permite que os seus contatos façam dois
tipos de recomendações sobre você: em uma, as pessoas endossam as suas
habilidades e competências; na outra, elas podem escrever um texto de
recomendação mais completo. Nesta última, é importante que o usuário
peça para que seus contatos façam observações relevantes e que ressaltem
as suas qualidades, não o contrário. De qualquer maneira, ambos os
tipos de recomendações só serão publicados depois da aprovação do
usuário.
5 - Customize a sua URL
Ao
criar uma conta no LinkedIn, você ganha um link próprio para a sua
página. É possível customizar este link, permitindo que você substitua o
código numérico por algo mais pessoal, como seu nome e sobrenome. Desta
maneira, além de ser um link mais apresentável do que um monte de
números quando for passar para alguém, também facilita que outras
pessoas cheguem até o seu perfil pela busca.
6 - Faça parte de grupos e siga empresas e influenciadores
Para
quem está no LinkedIn em busca de conhecimento, é possível fazer parte
de grupos de discussão sobre a área em que atua ou assuntos de seu
interesse. Nestes grupos, o usuário ou outros profissionais podem
compartilhar artigos ou até mesmo o seu próprio trabalho. Outra
possibilidade é a de seguir as informações postadas no perfil de
empresas ou dos chamados “influenciadores” – profissionais que são
referência na área em que atuam, como o presidente dos Estados Unidos,
Barack Obama.
7 - Veja as vagas que o LinkedIn indica
Se
você entrou no LinkedIn procurando por uma nova oportunidade de
trabalho, é interessante prestar atenção nas sugestões de vagas que o
próprio site faz na sua página. De acordo com Fernanda, a rede conta com
um mecanismo que cruza as informações das vagas de emprego publicadas
pelas empresas com as informações dos usuários. Desta maneira, o
LinkedIn sugere as oportunidades que tenham mais a ver com o seu perfil
profissional. Além disso, o profissional pode fazer a própria busca por
vagas abertas no sistema.
8 - Mantenha o perfil atualizado e ativo
Com
várias ferramentas disponíveis e diversas finalidades de uso, o seu
perfil no LinkedIn só será útil se você conseguir mantê-lo atualizado e
usá-lo frequentemente. Da mesma maneira que você não mandaria um
currículo com informações de dez anos atrás para uma empresa, manter a
sua página desatualizada pode impedir que novas oportunidades cheguem
até você, ou que bons contatos profissionais lhe abordem. Ainda que não
tenha nenhuma informação nova para adicionar, tente acessar o seu perfil
com uma certa frequência, para manter-se informado ou verificar se há
alguma nova mensagem ou conexão esperando por aprovação.
iG
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