Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 27 de julho de 2014

Frio não deve ser impedimento para que as crianças façam natação

www.gestaodelogisticahospitalar.blogspot.com
S Braswell/Stock.xchng
Cuidados básicos ajudam a evitar resfriados e doenças após sair da piscina
Confira os principais cuidados para evitar que seu filho fique doente 

Melhora do condicionamento físico e da coordenação motora, prevenção da obesidade — além de ajudar na disciplina e na socialização, entre tantos outros benefícios. As atividades físicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças, que devem ser incentivadas a praticar mais de uma modalidade durante a infância.

A natação é uma das mais indicadas para os pequenos, pois além de ser um dos esportes mais completos para o ganho de aptidão física, também auxilia na prevenção de doenças como gripes e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico. Por isso mesmo, sua prática não deve ser abandonada quando o calor vai embora. Ao contrário: segundo especialistas, ela é recomendada para pessoas de todas as idades nessa época.

— Como nas estações mais frias do ano a umidade do ar diminui, o vapor de água eliminado pelas piscinas umidifica o ambiente, evitando lesões na mucosa do trato respiratório e, consequentemente, infecções virais — ressalta o pediatra Alexandre Netto.

Outra vantagem é que, como no inverno são comuns temperaturas baixas ou chuva, dificultando as aulas ao ar livre, as piscinas internas favorecem a continuidade da atividade física mesmo nos dias mais feios. A maior parte dos clubes e escolas de natação oferecem ambientes vedados, que impedem a entrada de correntes de ar e garantem o conforto.

Uma escolha que vem cedo
Embora seja altamente recomendada, a natação não pode ser imposta. Muitas começam quando ainda engatinham, acompanhadas dos pais, o que facilita a evolução ao longo dos anos e o não abandono da prática. Segundo a Academia Americana de Pediatria, 75% das crianças obrigadas a fazer esportes de que não gostam, até os 15 anos, param de praticar e ficam sedentárias.

— As crianças precisam da presença de alguém em quem confiem, seja o professor ou os pais. Essa relação de confiança é fundamental. Assim, elas aprendem com mais segurança, sem medo do desconhecido — diz a professora de natação Marcela Leite.

Não é de se espantar quando se fala que a natação é um esporte completo: há várias evidências de que, além de dar um upgrade na saúde, ela ajuda na prevenção e recuperação de doenças como asma, bronquite, problemas ortopédicos e, quem diria, até no processo de alfabetização: uma série de estudos, como o realizado recentemente pela Universidade Castelo Branco (RJ), comprovam que crianças iniciadas em programas de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório durante seu processo de alfabetização.

Principais cuidados
1. Fique atento à entrada e saída da água: deixe os chinelos e o roupão na beira da piscina.

2. Regule o chuveiro para ficar com a temperatura próxima à da água da piscina. Evite banhos muito quentes.

3. Antes de sair do vestiário, enxugue bem os cabelos, o rosto e os ouvidos. Um secador de cabelos sempre é bem-vindo.

4. Agasalhe-se bem (recomenda-se moletom de capuz) e, mesmo que prefira chinelos, não deixe de calçar meias para aquecer os pés, pois o corpo perde calor, inicialmente, nas extremidades.

5. Quando a criança estiver com febre, diarreia ou vômito, reações vacinais ou dores de ouvido, entre outros sintomas, a atividade física deve ser suspensa até a melhora do quadro.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário