Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 18 de outubro de 2014

Dúvidas de mãe: como acalmar as cólicas do bebê?

Massagem e compressa morna na barriga ajudam a amenizar as dores da criança
 
O choro não cessa mesmo quando o bebê está bem alimentado, bem vestido, bem descansado e sentado ou deitado em posição adequada. Na absoluta maioria dos casos, a razão de todo o barulho é cólica.
 
Para amenizar o quadro de dor de seu filho, em primeiro lugar é preciso que os adultos ao redor dele estejam calmos. “A ansiedade dos pais não ajuda a acabar com a cólica”, afirma a pediatra Amira Consuelo, do Departamento de Pediatria do Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
 
Adultos tranquilos e com os ânimos sob controle podem fazer uma massagem na barriguinha do bebê para começar a aliviar suas cólicas. Os movimentos devem ser circulares, no sentido horário. “Isso mobiliza os gases”, esclarece a médica. Ela também recomenda que os pais façam movimentos suaves de ir e vir nas pernas do bebê. “É como pedalar no ar, o que também elimina o excesso de gases”, diz.
 
Compressas mornas na barriguinha, com toalhas felpudas passadas a ferro, têm efeito analgésico e podem ajudar muito a acalmar as cólicas de seu filho. Se estiver em dúvida sobre a temperatura, anote a dica da pediatra: teste o calor em sua própria face – se estiver agradável para você, estará para o bebê. Um banho morno tem o mesmo efeito, assim como deitá-lo de bruços sobre a barriga ou apoiá-lo de bruços no antebraço dos pais.
 
Mesmo sob muito choro, mantenha a calma e lembre-se: até os quatro meses, as cólicas passam. “E elas só aparecem em bebês saudáveis”, finaliza Amira.
 
Confira, na galeria abaixo, dicas para amenizar as cólicas do bebê:
 
- Massageie e barriga da criança com os dedos indicador e médio. Os movimentos devem ser circulares, no sentido horário, ao redor do umbigo. Isso ajuda a eliminar gases.
 
- Dobre as pernas do bebê empurrando-as sobre a barriga. Faça o movimento com delicadeza e várias vezes, pois ele também ajuda a eliminar gases.
 
- Adote a massagem Shantala no dia a dia. Ela tem se provado muito eficaz para ajudar a prevenir as cólicas e também para acalmar os bebês outros momentos do dia e da noite.
 
- Dê um banho morno na criança. Pode ser na banheirinha habitual ou em um balde de ofurô infantil. Mais quentinha, ela fica mais calma e relaxa a musculatura, o que diminui a dor.
 
- Faça uma compressa quente sobre a barriga da criança. Pode ser com bolsa de água morna ou com paninho passado a ferro imediatamente antes. O calor ajuda a diminuir a dor.
 
- Deite o bebê de bruços sobre sua barriga. O princípio é o mesmo da compressa: o contato pele a pele aquece a barriga do bebê, relaxa a musculatura dele e ajuda a diminuir a dor.
 
- Passeie com o bebê: “Crianças em movimento choram menos”, afirma Camila. Apoie a criança de bruços sobre seu antebraço e ande com ela assim.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário