Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo começa neste sábado

Foto: Alexandro Auler / Agência O Globo
Campanha segue até o dia 28 de novembro
Expectativa do governo é de imunizar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e paralisia infantil, realizada pelo Ministério da Saúde, começa neste sábado e vai até o dia 28 de novembro. Além deste sábado, no dia 22 os postos de todo país ficarão abertos para intensificar a campanha, já que são os dias de mobilização nacional.
 
A vacina contra poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, tem como população-alvo crianças a partir de 6 meses até 5 anos incompletos. A expectativa do governo é vacinar mais de 12,7 milhões de crianças em todo o país. Um total de 17,8 milhões de doses orais serão distribuídas. No entanto, o ministério recomenda a vacina injetável para as crianças acima de 6 meses que estão com o esquema de vacinação atrasado.

Já para o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 5 anos incompletos. A estimativa é vacinar 10,9 milhões de crianças e, para isso, serão distribuídas 12,5 milhões de doses da vacina tríplice viral, que imuniza também contra a caxumba e a rubéola. A campanha é realizada a cada cinco anos e foi antecipada este ano no Ceará e em Pernambuco devido a casos registrados em ambos os estados em 2013 e 2014.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. Já a poliomielite causa lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário