Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Unha encravada inflamada: ir ao médico no início dos sintomas evita cirurgia

A inflamação só ocorre quando a pele do dedo começa a ser machucada pelas unhas, por isso pode ser prevenida
 
Por Dra. Tatiana Gabbi
 
A unha encravada ocorre quando a unha entra em conflito com a pele ao redor e isso geralmente é seguido de uma inflamação do local, gerando vermelhidão e dor. Conforme esse processo avança, pode haver inchaço e formação de pus, com sangramento e dificuldade de calçar os sapatos habituais e até mesmo problemas para andar e praticar exercícios físicos. 
 
Por que isso ocorre?
Há uma série de explicações de por que uma unha encrava, desde problemas constitucionais e genéticos, até traumas agudos. No entanto, a causa mais comum é, sem dúvida, o corte errado das unhas dos pés, com arredondamento dos cantinhos. Isso é uma condição necessária e muitas vezes suficiente para que a unha se torne encravada. Isso significa que, a partir deste momento, a unha, que nasce mais próxima à lateral do dedo, pode começar a machucar a pele dessa região.
 
Esse pequeno trauma leva à inflamação, porque a unha é interpretada pelo organismo como um objeto estranho e o corpo começa a criar ?defesa? contra aquilo que está agredindo a pele. Neste momento, em geral, as pessoas cutucam o local, na tentativa de aliviar a dor. É assim que da inflamação pode surgir uma infecção verdadeira. Outra causa de infecção é a higiene precária do local, que é mal feita devido à dor. 
 
Uma unha inflamada precisa, em geral, de tratamento com antibióticos e com antissépticos. É muito importante procurar um médico dermatologista, se esse for o seu caso. Os podólogos pouco podem ajudar quando já existe uma inflamação com possível infecção no local. É o médico que vai avaliar se o tratamento pode ser feito com medidas conservadoras, ou seja: procedimentos de alívio e tratamento clínico, com medicações orais e locais; ou se será necessária uma intervenção cirúrgica.
 
Muitas vezes tratamos primeiro a inflamação, para depois resolver o encravamento. Uma das formas de tratar a inflamação, conforme já foi explicado anteriormente, é com o uso de antibióticos, mas procedimentos de alívio também podem ser realizados neste momento. Caso isso não se mostre eficaz, podemos tentar o procedimento cirúrgico na unha inflamada.                             
 
Há diversos procedimentos cirúrgicos que podem ser realizados para a correção deste problema. Temos que avaliar uma série de fatores, entre eles se já foi feita uma cirurgia previamente, pois isso talvez mude a conduta cirúrgica. O procedimento mais realizado é a cantotomia com fenolização da matriz ou a cantotomia com matricectomia cirúrgica. Isso significa cortar o canto da unha e destruir a matriz ou ?fábrica da unha? através de um produto químico (o fenol) ou remover cirurgicamente também essa região. No primeiro caso, o paciente não recebe pontos, sendo que eles estão presentes no segundo caso. Quem decide a melhor técnica para cada caso é o especialista, levando em conta vários fatores individuais e técnicos. 
 
Se ao cortar a sua unha, você geralmente sente um pouco de dor, procure um médico dermatologista para orientá-lo antes que você evolua com inflamação. O maior erro das pessoas é postergar essa ida ao médico com medo de ter que fazer uma cirurgia. Nos casos agudos e não recorrentes raramente indica-se a cirurgia e é feito o tratamento conservador. Ao evitar o contato com o médico devido a esse receio é que muitas pessoas acabam evoluindo com complicações que vão ter que ser resolvidas cirurgicamente.
 
Outra recomendação importante é a forma de cortar as unhas corretamente. Elas devem ser cortadas após o banho, quando ainda estão úmidas e de forma quadrada ou reta, sem arredondamento dos cantos. O uso de sapatos pontiagudos, sobretudo quando causam dor nas unhas, é desaconselhado. 
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário