Diabetes acomete quase 14 milhões de brasileiros |
Além do exame, associação de pacientes oferece orientações com profissionais
No mês de conscientização do diabetes, neste domingo (9), a Fenad (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes), em parceria com a Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético), vai realizar 10 mil testes de glicemia gratuitamente entre 8h e 17h, no Colégio Madre Cabrini, na Vila Mariana, bairro da zona sul de São Paulo.
Além do teste de glicemia, serão realizados exames de colesterol, hemoglobina glicada, urina 1 e microalbuminúria. As pessoas que passarem pelo local também receberão avaliações de olhos, pés e boca, análise fisioterápica, de atividade física, risco cardiometabólico e nutricional, medição de IMC (Índice de Massa Corporal) e aferição da pressão arterial. Também estão previstas diversas palestras e estandes que vão expor alimentos dietéticos.
Hoje, em todo o mundo, 382 milhões são portadores de diabetes, segundo dado da IDF (Federação Internacional do Diabetes). Em 2035, a estimativa é que este número salte para 592 milhões. Em 2000, havia 177 milhões de diabéticos no planeta.
No Brasil, a situação é a mesma. O número de portadores de diabetes deverá subir dos 13,4 milhões atuais para 19,6 milhões em 2030. O crescimento deve ser de 58% em apenas 20 anos, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).
Para conter esta epidemia, é importante fazer o diagnóstico precoce da doença e, principalmente, adotar hábitos de vida saudáveis para afastar o risco de ela aparecer.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário