Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

‘Chapéu anticâncer’ poderá dar esperança a pacientes com tumores cerebrais

Reprodução
Dispositivo NovoTTF-100A promete ajudar a livrar da doença enquanto o indivíduo faz outras atividades
 
Rio - Um dispositivo apelidado entre os pesquisadores de “chapéu anticâncer” promete ser uma alternativa para pacientes com tumores cerebrais. As primeiras experiências com o NovoTTF-100A, como é chamado, apontaram que o dispositivo pode aumentar em até 50% as chances de os pacientes sobreviverem por dois anos.
 
O dispositivo está em desenvolvimento há 14 anos e consiste num chapéu branco que cobre o crânio e é ligado a uma mochila com bateria. Essa parafernalha impede que as células cancerosas se dividam através da emissão de um campo elétrico para o cérebro. Entre especialistas, a novidade tem sido aclamada como um novo e eficaz tratamento para o câncer que não requer altas doses de produtos químicos, radiação ou cirurgia.
 
O fabricante NovoCure afirmou que o produto poderá ajudar o paciente a vencer o câncer enquanto estiver ocupado em outras atividades, como fazer compras ou lavar a louça.
 
Desenvolvido exclusivamente para tratar a forma mais comum de câncer no cérebro adulto, o glioblastoma, o dispositivo é feito para uma doença com um prognóstico muito ruim: a esperança média de vida é de apenas 14 meses após o diagnóstico, mesmo com quimioterapia e radioterapia.
 
Dos 315 pacientes com glioblastoma que participaram de testes recentes no Reino Unido — os quais também foram submetidos a quimioterapia — 43% que estavam usando o dispositivo estavam vivos dois anos depois, em comparação com 29% que não estavam. Tumores de glioblastoma removidos também levaram mais tempo para voltar a crescer: 7,1 meses em comparação com quatro meses.
 
Quatro dos 20 pacientes com glioblastoma que inicialmente experimentaram uma versão do aparelho ainda estão vivos.
 
O preço, no entanto, ainda não é muito atraente: por mês, o chapéu com o suporte adicional custa em torno de R$ 74.120 (£ 17 mil).
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário