Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Uso de suplementos de cálcio para amenizar efeitos da osteoporose ainda é controverso

Efeitos colaterais das pílulas podem ser prejudiciais
 
Para controlar a perda de massa óssea, a aposentada Clarisse Motta teve de mudar os hábitos alimentares e, por recomendação médica, passou a tomar suplementos de cálcio e vitamina D. Ainda que apresente resultados satisfatórios para alguns pacientes, a suplementação de cálcio é um tema controverso entre especialistas.
 
Enquanto alguns estudos indicam os benefícios das pílulas, outros apontam que os efeitos colaterais podem ser piores que a enfermidade que combatem, incluindo o aumento do risco de ataque cardíaco e morte por doenças cardiovasculares.
 
Para a nutricionista Elaine Adorne, coordenadora de Nutrição do Hospital São Lucas da PUCRS, a falta de estudos que determinem as doses e os períodos exatos em que os suplementos devem ser administrados é um dos principais fatores que tornam o uso controverso.
 
— A suplementação deve ser realizada de forma individualizada, observando-se as características e necessidades de cada paciente, que precisa ser acompanhado rigorosamente por um profissional. Superdoses de vitamina D, por exemplo, podem levar a complicações, como a formação de cálculo renal — explica.
 
Já o reumatologista Odirlei Monticielo defende que a suplementação de vitamina D e de cálcio deve ser recomendada.
 
— Há embasamento científico extenso comprovando que cálcio e vitamina D são eficazes em pessoas com osteoporose. Indico sempre que o cálcio seja obtido por meio da dieta, mas, quando o paciente não consegue ingerir a quantidade adequada, oriento a suplementação — resume.
 
O que é consenso entre os especialistas é que a mais segura e, provavelmente, mais eficaz fonte de cálcio para manter os ossos fortes ainda é a alimentação.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário