Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Saiba os benefícios do contato com os pais na hora do banho dos bebês

Foto: Lauro Alves / Agencia RBS
Johnson & Johnson divulgou o resultado de um estudo sobre esse instante da rotina diária
 
Um bom banho é a receita de muita gente para relaxar depois de um dia de trabalho. Para quem tem filhos pequenos, um bom banho no bebê pode ser uma excelente oportunidade de interação familiar e de reforço ao desenvolvimento multissensorial das crianças.
 
No começo deste mês, a Johnson & Johnson divulgou o resultado de uma pesquisa sobre esse delicioso momento da rotina diária e seus benefícios além da higiene do corpo. Entre as vantagens apontadas pelo estudo — feito com pais de Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Arábia Saudita, Índia, China e Filipinas —, estão melhor desenvolvimento cognitivo, o aumento da atenção e a criação de memórias permanentes.
 
— Não é que o banho seja mais importante do que outra atividade da rotina do bebê, mas é nele que você tem mais o contato visual, a memória pelo cheiro, o toque... Muitas mães adoram cantar para os filhos no banho. Vira uma grande brincadeira — diz a pediatra Sabrina Battistella.
 
Interação e reforço nos vínculos afetivos entre pais e filhos
Pela pesquisa, os pais brasileiros despontam como os que mais valorizam a hora do banho e acreditam que ele reforça vínculos. Mesmo sem saber uma linha sobre o estudo, intuitivamente a recepcionista Paula Gontan, 33 anos, sempre deu o devido valor à hora do banho da filha Olívia Mattos Bordignon Gontan, cinco meses. Como trabalha fora o dia inteiro, Paula aproveita esse momento para explorar ao máximo a relação com a filha.
 
— É quando ficamos mais próximas. Por causa do trabalho, não passo tanto tempo com ela como eu gostaria. Fora que ela experimenta varias sensações. Descobriu que tinha pés durante um banho — conta.
 
Segundo a doula (profissional que acompanha a gestante antes, durante ou após o parto) Camila Rosa, o banho amplia a conexão entre pais e filhos. A receita para relaxar pode ser aprimorada em família. Paula já descobriu os benefícios:
 
— É um momento só nosso em que ela me transmite a calma, a alegria e a inocência que eu preciso depois de um dia inteiro longe dela.
 
Curiosidades reveladas na pesquisa
— O Brasil tem a maior média de banhos das crianças entre todos os países pesquisados, com 10 banhos por semana. A China tem o menor índice, apenas quatro por semana.
 
— Entre os pais pesquisados, os brasileiros são os que têm maior chance de considerar o primeiro banho dos filhos um evento memorável (60%), em comparação com a média global (45%).
 
— 35% dos pais brasileiros dão mais de 14 banhos semanais em seus bebês.
 
— O tempo de banho no Reino Unido é o mais longo, com uma média de 26 minutos. No Brasil, esse período é de 21 minutos.
 
— Os pais brasileiros são os que têm maior probabilidade de recorrer ao banho para tentar acalmar seus filhos. O resultado do país é de 46%, contra 25% dos outros.
 
— 58% dos pais brasileiros acreditam que dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets, frequentemente tiram sua atenção dos filhos.
 
— A pesquisa mostrou que para diversos pais o banho é um evento familiar, e 25% dos entrevistados disseram que a tarefa de dar banho é uma responsabilidade conjunta dos pais.
 
Destaques das regiões brasileiras:
— Mesmo dentro do Brasil, os resultados variam de acordo com a região. Conheça mais algumas particularidades identificadas pela pesquisa que entrevistou 484 pais de diferentes regiões do país.
 
— 93% dos pais do Sudeste acreditam que o banho é uma boa oportunidade para estimular os sentidos do bebê.
 
— 63% dos pais de São Paulo dizem que raramente ou nunca usam dispositivos eletrônicos durante o banho.
 
— 97% dos pais no Sul acham que dar banho é muito mais do que apenas deixar os filhos limpos.
 
— 90% dos pais do Norte e Nordeste concordam que os efeitos sensoriais do banho, como cheiro do bebê, persistem por bastante tempo.
 
— 58% dos pais do Sudeste, Norte e Nordeste dizem que o cheiro de seus bebês depois do banho é o melhor do mundo.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário