Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de março de 2015

Estudo analisa risco de câncer de mama em transgêneros

Pessoas transgênero, nascidas com o sexo biológico feminino ou masculino, devem realizar exames de mama periódicos
 
Um estudo publicado na semana passada nos Estados Unidos analisou pacientes transgêneros diagnosticados com câncer de mama. A importância do estudo é aumentar o conhecimento nesta área, que ainda tem poucas publicações em língua inglesa, e alertar para a necessidade de diagnosticar esses casos o quanto antes.
 
O estudo foi empreendido por George R. Brown, da faculdade de Medicina da Universidade Estadual do Leste do Tennessee, nos Estados Unidos. Para o estudo de caso, foram avaliados dez pacientes transgêneros com câncer de mama confirmado, sendo sete pessoas nascidas com o sexo biológico feminino e três nascidas com o sexo masculino.
 
Dos nascidos com o sexo masculino, todos apresentaram a doença em estágio terminal, enquanto que, com as pessoas nascidas com o sexo feminino, foi constatado o oposto: na maioria dos casos o câncer mostrou-se em estágio inicial e passível de tratamento.
 
Prevenção
O estudo sublinha a importância de se realizarem exames rotineiros em pessoas transgênero, tanto as nascidas com o sexo biológico feminino quanto com o sexo masculino, sobretudo nos casos em que há histórico da doença na família.
 
O câncer de mama em pacientes transgêneros raramente é relatado e, quando é, é geralmente relacionado com o uso de hormônios e mencionado como potencial efeito adverso. O estudo mostra que o consumo de altas doses de estrogênios eleva o risco do câncer de mama. No entanto, o câncer pode ocorrer na ausência do tratamento hormonal, em pessoas com disforia de gênero (quando a pessoa tem desconforto persistente com seu gênero) ou problemas relacionados.
 
Vale lembrar também que pessoas que procuram por tratamento hormonal nem sempre o fazem com acompanhamento médico, podendo consumir altas doses sem os devidos cuidados.
 
iGay

Nenhum comentário:

Postar um comentário