Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de março de 2015

Saiba como as sobras de alimentos podem se transformar em uma refeição nutritiva


Crédito:Ildi Papp
Crédito:Ildi Papp
A cozinheira Josiene Silva não desperdiça nenhum alimento em casa. Ela conta que o jantar da família é sempre preparado com as sobras do almoço
 
"O que sobre a gente dá um jeitinho de fazer outra coisa. Sobra arroz, faz sopa. O que tem, eu faço. Quando eu chego faço uma sopa. Eu coloco batata, cenoura, macarrão, alho, cebola. O que tiver eu vou colocando. Quando sobra [a sopa] minha filha bate e toma. Ela adora sopa batida."
 
De acordo com o coordenador-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Eduardo Nilson, dona Josiene está certa em aproveitar as sobras dos alimentos. Segundo ele, a sopa pode ser uma excelente opção de refeição nutritiva. "A sopa é uma forma culturalmente bem comum. Quanto mais diversa, mais o potencial dela ser nutritiva. De trazer, não só os micronutrientes: carboidratos, as proteínas e as próprias gorduras saudáveis, mas também os micronutrientes, que aí entra as vitaminas e minerais que são essenciais para a nossa saúde. As sopas processadas, seja aquelas prontas ou aquelas que são para diluir em água, elas normalmente têm uma quantidade muito grande de gorduras, mas principalmente de sódio. Então, muita atenção sempre uma preferência pelos alimentos naturais, pela sopa preparada em casa, com muito cuidado com a higiene e uso moderado tanto de sal quanto de gordura."
 
O coordenador-geral de Alimentação e Nutrição, Eduardo Nilson, conta ainda que algumas dicas de aproveitamento de alimentos podem ser encontradas no Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde. "A grande regra do Guia Alimentar para a população brasileira é justamente fazer dos alimentos in natura e minimamente processados a base da alimentação. E a sopa usa principalmente esse tipo de alimento. Justamente onde você pode colocar as verduras, vegetais, carne, inclusive grãos e outros ingredientes, que permitem dar essa diversidade e essa variedade nutricional, contribuindo para a questão de aproveitamento de alimentos, tendo em vista evitar desperdício, que é um problema sério que tem para a população."
 
Para saber mais como evitar o desperdício de alimentos e outras dicas de nutrição, acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, disponível na internet.
 
Fonte: Diane Lourenço/ Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário