Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 25 de março de 2015

Suspensão de medicação da tuberculose pode fortalecer doença

O tratamento da doença dura seis meses e está disponível gratuitamente
 
Em 2014, a incidência de tuberculose no Brasil foi 33,5 casos por 100 mil habitantes. A doença é causada pela mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos, expelidos pela tosse, fala ou pelo espirro.

Especialistas alertam, no Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado ontem(25/03), que o paciente diagnosticado deve fazer o tratamento até o fim. “O bacilo da tuberculose é difícil de matar completamente. Se você começa o tratamento e para no meio, o bacilo vai criando mutações mais resistentes. O especialista acaba tendo que mudar os antimicrobianos, o tratamento fica mais demorado, mais difícil”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família, Thiago Trindade.
 
Em locais cobertos pela Estratégia Saúde da Família, os agentes são orientados a buscar os pacientes que não vão pegar os medicamentos no dia certo, já que é comum o doente se sentir melhor depois de algumas semanas tomando a medicação, por isso, não dão continuidade. O tratamento da doença dura seis meses e está disponível gratuitamente pela atenção básica da rede pública de saúde.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário