Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 5 de abril de 2015

Intoxicação alimentar mata mais de 350 mil pessoas por ano, alerta OMS

 Nina Lima/25-03-2015: Para evitar intoxicação alimentar é
preciso ficar atento na procedência dos alimento, em especial
de proteínas que forem consumidas crus, alerta OMS
Órgão revela ainda que 582 milhões adoecem no mundo anualmente devido ao consumo de alimentos contaminados
 
Genebra - Novos dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) relevam o problema mundial e crescente da intoxicação alimentar. O órgão divulgou, nesta quinta-feira, números mostrando que, anualmente, 582 milhões de pessoas adoecem e, destas, 351 mil morrem por ingerirem alimentos contaminados. As regiões mais afetadas são África e o Sudeste Asiático. Mais de 40% dos doentes são crianças com menos de 5 anos.
 
“A produção de alimento foi industrializada e seu comércio e distribuição foram globalizados”, afirma a diretora-geral da OMS, Margaret Chan, em comunicado. “Estas mudanças trazem várias novas possibilidades de o alimento vir a ser contaminado com bactérias, vírus, parasitas ou substâncias químicas. Um problema local de segurança alimentar pode rapidamente se tornar uma emergência global”.
 
A contaminação pode causar mais de 200 tipos de doenças, desde diarreia a câncer. Os principais agentes são Salmonella Typhi, E. coli e norovírus. Exemplos de opções inseguras incluem alimentos de origem animal crus, frutas e vegetais contaminados com fezes e mariscos contendo biotoxinas marinhas.
 
A insegurança alimentar também representa grandes perdas econômicas. A OMS citou um caso de 2011, quando houve um surto de E.coli na Alemanha, o qual provocou perdas no valor de US$ 1,3 bilhão para agricultores e indústrias.
 
A OMS diz que governos precisam implementar medidas para se proteger contra a contaminação alimentar e responder rapidamente aos surtos. Consumidores, por sua vez, deveriam ficar mais atentos à escolha dos produtos, à prática e à higiene no trato com o alimento.
 
Em 7 de abril, a OMS celebra o Dia Mundial da Saúde, e este ano o órgão diz que focará na segurança alimentar. Os números são iniciais e referentes a 2010, os mais recentes disponíveis por enquanto. Um relatório completo será divulgado em outubro.
 
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário