Todos sabem que o consumo de frutas e legumes, além de inúmeros outros benefícios, também ajudam a reduzir os riscos de desenvolver doenças como as de coração e câncer. Esses alimentos naturalmente contém quantidades elevadas de um composto chamado polifenol, o qual proporciona uma série de benefícios de proteção à saúde.
O médico Paul Kroone e cientistas do Institute of Food Research (IFR) comprovaram que os polifenóis presentes na maçã e no chá verde podem bloquear uma molécula sinalizadora chamada VEGF, que pode desencadear a aterosclerose no organismo e que constitui um alvo dos medicamentos anticancerígenos.
Usando células derivadas de vasos sanguíneos do corpo humano, os pesquisadores descobriram que os polifenóis presentes no chá verde e nas maçãs ajudaram a evitar uma função crucial da molécula VEGF.
A inibição dos sinais do VEGF por polifenóis já havia sido estudada em outras pesquisas, mas essa é a primeira evidência de que os polifenóis podem interagir diretamente com a VEGF para bloquear seus sinais.
— Se esses efeitos realmente acontecem, teremos evidências muito fortes para o mecanismo que liga os polifenóis a benefícios para a saúde — afirma o pesquisador Paul Kroon.
Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário