Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de abril de 2015

Saiba os cuidados que a mãe deve ter ao ingerir bebida alcoólica durante a fase da amamentação

Foto: Dmytro Vietrov / Shutterstock
O álcool não está proibido, mas é fundamental tomar certas medidas antes e após o consumo
 
Após meses de cuidados com a alimentação para trazer ao mundo um bebê saudável, é importante que as mamães continuem atentas à ingestão de alimentos prejudicais e às bebidas alcoólicas. O consumo de álcool neste período pode interferir na produção de hormônios responsáveis pela amamentação.
 
Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, pós-graduada em sexologia pela Universidade de São Paulo (USP), é importante que a mulher mantenha os mesmos hábitos saudáveis da gestação durante a amamentação.
 
— O nível de álcool no sangue e no leite permanecem alterados entre duas a 12 horas após a ingestão de bebidas alcoólicas. O tempo da metabolização irá depender da quantidade ingerida e do organismo de cada mãe — afirma Erica.
 
O álcool contido em uma lata de cerveja, por exemplo, demora até duas horas para ser eliminado do organismo. De acordo com a ginecologista, bebidas destiladas, vinhos e doses exageradas de cerveja levam mais tempo para sair do sangue e do leite, podendo ficar até seis horas no corpo.
 
Pesquisas recentes publicadas nos Estados Unidos apontam que o álcool interfere nos hormônios prolactina e ocitocina, responsáveis pela produção e ejeção do leite.
 
— Se a ingestão do álcool for apenas uma dose, a mulher pode amamentar após duas horas. No caso de uma dose mais forte de álcool, a recomendação é pular a amamentação — alerta Erica.
 
A importância do leite materno
A amamentação nos primeiros seis meses de vida é fundamental para deixar o bebê mais resistente a infecções, alergias, doenças e outros tipos de complicações. A médica afirma que o leite ajuda a fortalecer a imunidade dos bebês devido às células de defesa anti-infecciosas presentes, além de protegerem o organismo da criança.
 
A amamentação também promove benefícios, como melhorar o intestino da criança, diminuir o risco de alergias, evitar cólicas no recém-nascido, combater à anemia e ajudar no desenvolvimento cognitivo.
 
Beba com cautela
Apesar dos cuidados necessários durante a amamentação, as mães não estão proibidas de ingerir bebidas alcoólicas, elas podem consumir se estiverem atentas a alguns cuidados:
 
- Se você vai beber, a dica é tirar o leite e deixá-lo congelado
 
- O ideal é amamentar antes de ingerir bebidas alcoólicas
 
- Volte a amamentar após seis horas depois de consumir o álcool
 
- Evite amamentar o bebê após beber, pois o álcool pode ir para o leite

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário