Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Saiba quais cuidados tomar ao consumir os chás detox

Alguns ingredientes podem causar efeitos colaterais
 
Comprado pronto em supermercados ou consumido também na versão caseira, o chá conhecido pelo poder detox atrai cada vez mais adeptos de uma rotina saudável. Folhas, raízes, ervas e outros ingredientes citados na composição da bebida são conhecidos pelas ações antioxidantes, anti-inflamatória e antibacteriana, o que auxilia o processo metabólico. Com uma série de benefícios para a saúde, o chá promete turbinar o emagrecimento. Porém, especialistas alertam para alguns cuidados na hora de escolher a bebida.
 
Nutricionistas destacam a importância de se ter um acompanhamento clínico e nutricional durante o processo de emagrecimento, já que um dos erros mais comuns entre as pessoas que buscam soluções por meio do chá detox para conquistar o corpo perfeito é acreditar que a bebida, sozinha, irá trazer resultados positivos.
 
— O chá, por si só, não trará resultados, mas associado a uma dieta poderá auxiliar o emagrecimento, principalmente para aquelas pessoas que possuem retenção de líquido ou metabolismo lento — afirma Camila Borella, nutricionista especialista em nutrição esportiva, que também evidencia a importância de aliar a prática de exercícios físicos com uma alimentação saudável.
 
A nutricionista Fernanda Bernaud também acredita que a bebida não faz milagres sozinha. Segundo ela, afirmar que esse tipo de chá promove o emagrecimento é iludir o consumidor.

— Existe mudança de hábito, persistência e prática de exercícios físicos para emagrecer com saúde — diz Fernanda.
 
O chá detox é encontrado à venda em supermercados com ingredientes que auxiliam a ação detoxificante, como hibisco e amora, por exemplo. Apesar de parecer uma opção para facilitar a rotina de quem não tem tempo para preparar a bebida em casa, as duas nutricionistas recomendam que se dê preferência ao chá caseiro, pela confiança em relação à origem dos ingredientes.
 
— O poder das plantas medicinais é conhecido por milênios por diversos povos, principalmente os orientais. Os chás consistem na extração do princípio ativo destas, utilizando como veículo a água quente — destaca Fernanda Bernaud.
 
Fernanda indica também que o consumo do chá não deve ultrapassar a dose de três xícaras por dia. Além disso, a nutricionista aconselha que se siga as orientações de um profissional com conhecimento no assunto.
 
Camila adverte para os cuidados no momento de escolher os ingredientes para preparar o chá. O hibisco, por exemplo, é uma das plantas mais utilizadas, mas deve receber uma atenção especial para aos possíveis efeitos colaterais.
 
— O chá de hibisco pode causar diarreia, dependendo da quantidade de chá e da sensibilidade intestinal da pessoa — afirma Camila.
 
Fernanda complementa e diz que tudo o que ingerimos, necessariamente precisa ser metabolizado e eliminado pelo fígado e rins. De acordo com ela, se o chá for consumido em excesso, o fígado pode não ter condições de eliminá-lo totalmente, o que acaba levando à sobrecarga e intoxicação do órgão.
 
— E por ser diurético, ao ser consumido abusivamente, o chá detox pode eliminar uma quantidade maior de eletrólitos presentes no sangue, como sódio e potássio, podendo implicar alterações de pressão arterial e contrações musculares indesejadas — conclui Fernanda.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário