Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de maio de 2015

Automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros

Analgésicos são consumidos em larga escala no País sem indicação médica
 
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi comemorado dia 05 passado. A data foi criada para combater um hábito que tem crescido há muitos anos entre os brasileiros. Institutos de pesquisas apontam que a automedicação é praticada por 76,4% dos brasileiros. Entre os que adotam essa prática, 32% têm o hábito de aumentar as doses de medicamentos prescritos por médicos com o objetivo de “potencializar os efeitos terapêuticos”, o que também é considerado uma forma de automedicação.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato de consumir medicamentos sem orientação médica, é responsável por cerca de 20 mil mortes por ano no Brasil. Entre os produtos farmacêuticos mais consumidos no País sem indicação médica, estão analgésicos, complexos vitamínicos, amenizadores dos sintomas da gripe e de indisposição, segundo estudo da Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (ABIMIP)
 
No cenário perigoso construído em torno da automedicação, as mulheres geram mais preocupação. Estatísticas da OMS estimam que elas representam 59% das pessoas que ingerem medicamentos sem orientação médica. Os perigos se agravam quando são gestantes ou lactantes.
 
Estado de Minas / Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário