Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 30 de maio de 2015

Chupeta: o que todos os pais deveriam saber antes de oferecer ao seu filho

Para muitos papais e mamães, a chupeta é a salvação para
aquele choro aparentemente sem motivo, estridente ou para acalmar o bebê no
meio da madrugada. No entanto, na opinião dos especialistas ouvidos pelo R7 este apetrecho usado sem limites causa
mais prejuízos do que você imagina. Duvida? Então, resolvemos dar uma forcinha
e reunir as principais verdades (talvez você pudesse achar que fossem mitos)
sobre este objeto. Veja a seguirTexto e entrevistas: Fabiana Grillo, do R7Para muitos papais e mamães, a chupeta é a salvação para aquele choro aparentemente sem motivo, estridente ou para acalmar o bebê no meio da madrugada
 
No entanto, na opinião dos especialistas ouvidos este apetrecho usado sem limites causa mais prejuízos do que você imagina. Duvida? Então, resolvemos dar uma forcinha e reunir as principais verdades (talvez você pudesse achar que fossem mitos) sobre este objeto.
 
Confira:

A chupeta acarreta desmame precoce.

Verdade. Inúmeros estudos mostram que a chupeta está sempre associada com um tempo menor de duração do aleitamento materno e que a mesma acaba por ser um indicador de dificuldades da amamentação, enfatiza o pediatra Luciano Borges Santiago, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
 
— O aleitamento materno influi diretamente na saúde do bebê e da mãe, assim qualquer objeto que atrapalhe a amamentação orientamos evitar.
 
O uso da chupeta não deve ser estimulado em qualquer faixa etária.
Verdade.
Para o odontopediatra Paulo César Rédua, presidente da ABO (Associação Brasileira de Odontopediatria), o uso de chupeta só é aceitável quando a necessidade de sucção do bebê não é saciada após o aleitamento materno.

— Algumas crianças não conseguem satisfazer o prazer de sugar apenas com a amamentação e para não ficar o tempo todo no peito da mãe usam a chupeta. Em outras situações, o objeto pode entrar em cena para aliviar cólicas, acalmar ou até relaxar o bebê na hora de dormir. Ela só vira vilã quando é usada com frequência.
 
O uso de chupeta pode deformar o rosto da criança.
Verdade. O uso prolongado de chupeta pode interferir no desenvolvimento da arcada dentária e, consequentemente, na formação óssea do rosto da criança. Além disso, o odontopediatra enfatiza que os dentes da frente podem nascer separados, dificultando a pronúncia de algumas sílabas.

Outro prejuízo citado pela fonoaudióloga Irene Marchesan, presidente da SBF (Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia) é que “o ato de sugar o tempo todo pode causar flacidez na musculatura da face e interferir na mastigação”

— A criança passa a preferir alimentos moles e pastosos.
 
A chupeta é tão prejudicial quanto o dedo.
Verdade.
Tanto a sucção do dedo quanto da chupeta está associada a alterações na arcada dentária, especialmente se a criança utilizá-la com alta frequência e intensidade. A diferença é que o dedo está disponível a qualquer momento tornando-se mais difícil a criança abandonar o hábito, reforça Irene.
 
A chupeta é um transmissor de doenças.
Verdade.
Os bicos da chupeta são habitados por uma legião de bactérias e vermes, deixando o bebê mais vulnerável a doenças e infecções. Segundo o pediatra da SBP, o uso do objeto está associado a maior chance de candidíase oral (sapinho) e verminoses, já que é quase impossível manter uma chupeta com higiene adequada.
 
A chupeta deve ser removida até os três anos de idade.
Verdade.
A recomendação é que a idade de três anos seja a época limite para o abandono da chupeta na vida da criança. A dica da fonoaudióloga é removê-la de uma única vez em uma data festiva, como aniversário, Páscoa ou Natal.

— A criança pode até chorar um ou dois dias, mas logo passa. Além disso, quanto mais velha ela for, mais difícil será abandonar o hábito.
 
A chupeta ortodôntica também prejudica a arcada dentária.
Verdade. A consequência negativa para a arcada dentária do uso prolongado da chupeta é o mesmo tanto com a ortodôntica quanto com a convencional, explica Rédua.

— A diferença é que a ortodôntica se assemelha ao bico do seio da mulher, pois é mais achatada para encaixar no céu da boca da criança.
 
Mergulhar a chupeta no mel ou em qualquer líquido adocicado aumenta o risco de cárie.
Verdade.
Para o presidente da ABO, esta atitude é totalmente condenada por dois motivos.

— Além de aumentar o risco de cárie, a chupeta com gostinho adocicado estimula a criança a ficar com o objeto mais tempo na boca, o que não é recomendado.
 
A chupeta altera a função da respiração.
Verdade.
Com o uso da chupeta, a criança passa a ter uma respiração pela boca, diminuindo a produção da saliva, que pode aumentar o risco de cárie. Além disso, o pediatra explica que a respiração oral eleva as chances de irritações da orofaringe, laringe e pulmões, que passam a receber um ar frio, seco e não filtrado adequadamente — funções exercidas pelo nariz.

— Outras consequências da respiração oral são as infecções de ouvido, rinites e dor de garganta.
 
R7         

Nenhum comentário:

Postar um comentário