Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de maio de 2015

Coceira anal pode indicar desde irritação na pele até doenças mais graves

Higiene adequada e mudanças na dieta contribuem para evitar esse mal

Por Dr. João Ricardo Duda Coloproctologista - CRM 22961/PR
 
A coceira na região anal, cuja terminologia médica denomina prurido anal, é uma queixa muito frequente, sendo descrito desde os mais antigos manuscritos médicos. Acredita-se que a rica inervação na região anal e perianal seja a razão para a sensibilidade aos potenciais irritantes locais.

De maneira geral, o prurido tende a ser mais a noite e é mais frequente nos homens. O atrito na região em decorrência da coceira pode causar ferimentos e piorar ainda mais o sintoma. Muitas vezes não há nenhum dano estrutural ou consequência mais grave por trás da coceira anal. Porém, o sintoma pode ser incrivelmente irritante e levar a considerável perda na qualidade de vida. 
 
Embora a coceira anal possa ser causada por doenças específicas, como hemorroida, fissura anal, constipação, diarreia e diabetes, a maioria dos pacientes não apresenta alterações significativas, exceto as alterações cutâneas. Exemplos de alterações cutâneas que causam prurido anal são:                           
 
- Dermatites alérgicas
 
- Micose
 
- Seborreia
 
- Oxiurose
 
- Psoríase
 
- Líquen
 
- Dermatite actínica
 
- Dermatite atrófica ou hipertrófica.
 
Entretanto, o fator mais comum que resulta em prurido anal é a presença de resíduos de fezes na margem anal e no canal anal, fato esse mais comum naqueles que possuem alterações funcionais no esfínter anal, como hipertonia, hipotonia, dissinergia e contrações paradoxais.
 
Os sinais de alerta para buscar ajuda médica são sangramento, alteração do hábito intestinal e da forma das fezes, emagrecimento, dor anal ou retal e a presença de muco ou pus. Caso perceba alterações na forma e consistência da sua região anal, isso também deve levá-lo a ser avaliado por um especialista. Entretanto, algumas medidas podem ser adotadas para aliviar o desconforto antes de o paciente recorrer a avaliação médica:                           
 
- Não use o papel higiênico. Em último caso, use lenços umedecidos sem perfume e sem álcool para higienizar o ânus
 
- Passe a lavar-se com água após a evacuação
 
- Seque adequadamente a região anal com toalha macia, sem fricção
 
- Use roupas íntimas de algodão, evitando tecidos sintéticos
 
- Use roupas frescas e arejadas em dias quentes
 
- Caso não melhore, procure um médico coloproctologista. 
 
Os melhores resultados a longo prazo são obtidos com as medidas de higiene e mudanças na dieta:
 
- Evite café, refrigerantes do tipo cola, leite e derivados, bebidas alcoólicas, tomate e molho de tomate do tipo ketchup, chocolate, castanhas e nozes. Podem ser irritantes locais
 
- Não fume
 
- Caso constipado ou normal, alimente-se de fibras e água
 
- Lave-se com água. Nos casos onde há uma ?sujeidade? persistente mesmo após a higiene, faz-se necessário irrigar o canal anal com água. Você também pode buscar em farmácias um sabonete específico para a região anal
 
- Quando indicados, há tratamentos tópicos a base de corticoides, antimicóticos e cremes cicatrizantes/de barreira.
 
Em casos intratáveis, pode-se lançar mão da injeção intradérmica de azul de metileno 0,5%, biofeedback e até hipnose. Já as doenças específicas, como hemorroidas, plicomas, DSTs e diabetes, devem ser tratadas caso a caso como tal.
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário