Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 12 de junho de 2015

Cremerj abre sindicância para apurar irregularidades em instituto de cardiologia

Foto/Reprodução
O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) abriu ontem (11) uma sindicância para apurar irregularidades no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac)
 
Desde o ano passado, o conselho acompanha a situação precária da unidade, que sofre com falta de insumos, medicamentos, recursos humanos e materiais para cirurgias cardíacas e vasculares. Além disso, recentemente houve a suspensão do pagamento das empresas responsáveis pela limpeza.
 
De acordo com o presidente do Cremerj, Pablo Vazquez, o conselho se reuniu em dezembro com então secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir, e no mês passado com o atual responsável pela pasta, Felipe Peixoto, para cobrar soluções para os problemas do instituto.
 
“Nos reunimos com o secretário de Saúde e ele informou que o problema é de restrição financeira. Então, o governador deve estar priorizando outras áreas. Por causa disso, estamos abrindo uma sindicância, de modo a apurar especificamente a situaação do Iecac. Também estamos propondo uma ação judicial criminal contra o governador.”
 
Vazquez explicou que, na sindicância, serão cobrados esclarecimentos ao diretor do Iecac, "para verificar se o problema está na direção do hospital, na Secretaria de Saúde ou no governo". Ao mesmo tempo, o Cremerj recorrerá à justiça para responsabilizar o governador Luiz Fernando Pezão pela situação dos hospitais estaduais.
 
“Será uma ação criminal, porque ele está economizando dinheiro matando a população do Rio de Janeiro. Dei ordem ao Departamento Jurídico para que propusesse hoje mesmo a ação", explicou o presidente do Cremerj.
 
Pablo Vazquez afirmou que o problema atinge toda a rede estadual de saúde. Segundo ele, os contratos com as equipes de limpeza não estão sendo honrados, como o próprio governador admitiu ontem (10).
 
"Há desabastecimento de insumos e de manutenção de material. Também foi estabelecida uma linha de atendimento de infarto agudo do miocárdio, uma das principais causas de mortalidade da população mundial, brasileira e do Rio de Janeiro, e que não está sendo executada por problemas financeiros”. O Cremerj também recebeu denúncias de elevadores parados e cirurgias desmarcadas.
 
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a direção do Iecac informou que dois elevadores estão em funcionamento e foi solicitado à empresa responsável pela manutenção “o diagnóstico para reforma completa dos equipamentos”. Sobre as cirurgias, o instituto esclareceu que elas estão sendo remarcadas e que quatro procedimentos foram realizados hoje.
 
A SES informou ainda que a empresa responsável pela limpeza recebeu ontem um repasse e que o pagamento está sendo regularizado. Acrescentou que funcionários de outras unidades foram deslocados hoje para realizar o serviço de limpeza no Iecac. A secretaria garantiu que todos os pacientes estão sendo acompanhados pela equipe médica e negou falta de medicamentos ou insumos no instituto.
 
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário