Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 1 de julho de 2015

Cuba é declarada primeiro país a erradicar transmissão do HIV de mães para filhos

Thinkstock: Cuba é o 1º país a erradicar a transmissão de HIV
 de mães para filhos
Em 2013, só duas crianças nasceram em Cuba com HIV e cinco com sífilis
 
A Organização Mundial da Saúde) declarou nesta terça-feira (30) que Cuba é o primeiro país do mundo a erradicar a transmissão do HIV e da sífilis de mães para filhos. Em comunicado, disse que uma delegação internacional que a entidade e a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) enviaram a Cuba em março averiguou que o país cumpriu os critérios para o anúncio.
 
Em 2013, só duas crianças nasceram em Cuba com HIV e cinco com sífilis, informou Carissa Etienne, diretora da Opas, em nota.
 
— O sucesso de Cuba demonstra que o acesso universal e a cobertura de saúde universal são factíveis e, de fato, cruciais para o sucesso, mesmo diante
 
O governo comunista de Cuba considera a saúde gratuita uma grande conquista da revolução de 1959, embora os cubanos comuns se queixem de uma queda nos padrões desde a derrocada da União Soviética, ex-benfeitora da ilha, em 1991.
 
A OMS e a Opas reconhecem que Cuba oferece às suas mulheres o acesso rápido aos cuidados pré-natais, teste de HIV e sífilis e tratamento para mães soropositivas. As duas organizações iniciaram um esforço para pôr fim à transmissão congenital das duas doenças em Cuba e em outros países das Américas em 2010.

Reuters / R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário