Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Sistema reduz riscos de interações medicamentosas

O uso de medicamentos deve ser sempre acompanhado por cuidados especiais. Pacientes em UTI, por exemplo, muitas vezes precisam utilizar mais de 10 medicamentos simultaneamente. Por isso, os sistemas que avaliam as interações entre os medicamentos vêm sendo cada vez mais utilizados como ferramenta para reduzir riscos em ambientes hospitalares
 
Henrique Pereira, gerente de negócios da Micromedex, sistema de suporte à decisão clínica da Truven Health Analytics e líder mundial de informações sobre medicamentos, explica que o sistema aumenta a eficiência e qualidade do cuidado ao paciente, apoiando as atividades dos farmacêuticos clínicos e outros profissionais de saúde. “A ferramenta não substitui o trabalho do profissional – este ainda tem a responsabilidade da tomada de decisão -, mas oferece informações baseadas em evidência para apoiar essa decisão, diminuindo as possibilidades de erro”, afirma.
 
Segundo ele, um grande número de hospitais brasileiros já utiliza diariamente essa ferramenta, inclusive integrada em prontuários eletrônicos. “O sistema ainda traz as interações dos medicamentos com alimentos, álcool, e o risco do uso durante a gravidez e lactação”, explica Pereira.
 
“Interações medicamentosas são comuns e difíceis de serem identificadas sem um sistema de apoio. Elas podem aumentar risco de sangramento, diminuir a eficácia de um antibiótico ou anticonvulsivante, ou ainda causar uma overdose. Todos esses desfechos contribuem para a diminuição do cuidado ao paciente e aumento dos gastos da saúde. O farmacêutico é em geral o profissional mais envolvido nesta questão, mas os médicos e enfermeiros também devem estar atentos às interações, para também identificá-las e intervir antes que um evento adverso aconteça”, reforça Pereira.
 
Internacional
Presente em 90 países, o sistema de apoio à decisão Micromedex é uma das soluções da Truven Health Analytics, com faturamento mundial anual de US$ 600 milhões. Há mais de 40 anos, o Micromedex é líder mundial na área de informações em saúde baseadas em evidência. Além do Micromedex, Truven Health Analytics é detentora das marcas MarketScan, 100 Top Hospitals, Simpler, CareDiscovery, Heartbeat Experts e JWA.
 
Por Ex-Libris Comunicação Integrada
 
Saúde Business

Nenhum comentário:

Postar um comentário