Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Bactéria de órgão sexual feminino pode ajudar a combater o HIV

Reprodução/Slate: Cientistas descobriram que bactéria vaginal
pode aumentar eficácia da proteção contra o HIV
Descoberta pode ajudar mulheres negras, que possuem menos bactérias que as brancas 
 
Os benefícios da mucosa vaginal são ainda mais úteis do que se imaginava. De acordo com estudo publicado pela Sociedade Americana de Microbiologia, além de aumentar a fertilização e proteger o feto durante a gravidez, uma vagina saudável pode também imobilizar partículas do vírus HIV. A pesquisa mostrou que algumas mulheres possuem menos chances de contrair a doença e outras DSTs, evidência que pode ajudar a desenvolver métodos para um sexo mais seguro. As informações são do site Slate.
 
O estudo examinou a mucosa cervicovaginal (CVM, na sigla em inglês) de 31 mulheres e testou a habilidade em imobilizar a partícula do HIV. E essa pesquisa pode ajudar cientistas a desenvolver a bactéria que combate o HIV no corpo feminino.
 
Segundo os médicos, além de poder ajudar no combate ao HIV, essa pesquisa pode melhorar a saúde de mulheres negras. Um estudo de 2010 mostrou que somente 14% das mulheres negras possuem essa bactéria vaginal, enquanto 45% das mulheres brancas possuem o microorganismo que diminui as chances de contrair a doença.

O autor do estudo, Sam Lai, ressalta que os estudos são muito recentes, e que é preciso mais pesquisa para tirar conclusões mais profundas. Os cientistas agora fazem as pesquisas introduzindo o sêmen, que dilui o ph vaginal e deixa o ambiente mais confortável para o vírus.
 
— Durante o ato sexual, no qual a mulher muitas vezes não utiliza a proteção tradicional como a camisinha, uma proteção bactericida como esta pode ajudar a prevenir doenças
 
R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário