Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Saiba por que é importante responder o questionário do hemocentro antes de doar sangue

Responder com sinceridade e responsabilidade o questionário do hemocentro antes de doar sangue é uma forma de proteger a saúde de quem vai receber a doação

A chefe de atendimento ao doador do Hemorio, Naura Faria, explica que apenas apresentar os exames laboratoriais não é suficiente para garantir a segurança de quem vai ser beneficiado pelo sangue.

"No período de janela imunológica todos os exames laboratoriais não são suficientes para identificar uma possível infecção que a pessoa tenha se exposto. Então, pela situação que o candidato informa nas perguntas do questionário, é possível verificar se ele pode estar numa janela imunológica e, assim, evitar a transfusão de um agente infeccioso que não foi demonstrado nos exames laboratoriais e não deixar aquele doador doar e, assim, não correr risco de transmitir esse agente infeccioso ao receptor. Não basta ser doador de sangue, tem que ser responsável", afirma.

O publicitário João Daniel Carvalho sabe bem disso. Ele conta que foi impedido de doar sangue depois que o Hemocentro de Brasília analisou as respostas do questionário."Se você teve relações sexuais com mais de uma parceira durante o período de um ano você é impossibilitado de doar sangue, mesmo tendo usado preservativo em todas as suas relações. E eu fui sincero. Eu falei: 'não, realmente. Eu tive mais de uma parceira naquela época, usei preservativo em todas as vezes'. A médica chegou para mim e falou: 'olha, infelizmente você não vai poder doar o sangue por conta disso'. E eu acho muito importante as pessoas serem sinceras nesse questionário porque a pessoa que vai receber o sangue, tem que ser um sangue saudável. Não pode ter nenhum risco para a pessoa que está precisando desse sangue", conta.

O questionário dos hemocentros é aplicado antes de começar a coleta. Quem deseja doar sangue pode ficar sabendo qual é o hemocentro mais próximo pela internet. O endereço é blog.saude.gov.br

Foto: Reprodução

Fonte: Fábio Ruas / Rádio Web Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário