Além dos cursos, algumas pessoas já foram para universidades
Portadores do HIV e familiares estão fazendo desde o início do ano aulas como cursos de informática, culinária, hotelaria, estética, jardinagem e idiomas. A iniciativa faz parte d eum projeto de capacitação profissional da Secretaria Estadual de Saúde de SP.
Os encontros são todas as segundas e quintas-feiras, das 13h às 15h, quando os assistentes sociais do CRT Aids (Centro de Referência e Treinamento em DST) fazem os encaminhamentos de acordo com o perfil do interessado.
O serviço social e os cursos gratuitos são disponibilizados para pacientes e familiares de portadores de HIV/Aids, além de pessoas em situação de rua, sempre acompanhados em ambos os locais.
Os encaminhamentos para os cursos são realizados respeitando a situação, perfil e momento de vida do paciente. O projeto é oferecido em parceria com a “Casa de Serviço”, entidade filantrópica que assiste a pessoas em situação de alta vulnerabilidade social.
Luiza Cerqueira, assistente social do CRT, ressalta que a iniciativa é a ampliação de um trabalho individual iniciado durante atendimento no ambulatório do Centro.
- Alguns pacientes que já foram encaminhados para cursos profissionalizantes, hoje se encontram empregados.
Além dos cursos profissionalizantes, alguns casos ingressaram em universidades, após orientação e encaminhamento social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário