Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de abril de 2011

MPF: presença de bisfenol deve ser indicada no rótulo MPF: the presence of BPA should be indicated on the label in Brazil

São Paulo - A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, de efeito nacional, para que a Justiça Federal obrigue a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a regulamentar, em um prazo máximo de 40 dias, que fabricantes informem, ostensiva e adequadamente, a presença de bisfenol-A nas embalagens e rótulos de produtos que contenham essa substância em sua composição.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a substância já está proibida no Canadá e na Costa Rica. O bisfenol é um componente amplamente utilizado para produção de plásticos usados em mamadeiras e embalagens de alimentos em geral. Estudos científicos recentes demonstraram que ele pode causar doenças cardíacas e câncer.

Para o procurador Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, a regulamentação existente limita-se apenas a disciplinar o limite de migração de bisfenol em cada alimento, nada dispondo sobre informações a serem prestadas aos consumidores. Segundo ele, "a incerteza da situação, aliada ao possível risco de danos graves à saúde humana, notadamente aos bebês e às crianças, exige um quadro explícito de informação e orientação adequados ao consumidor nas embalagens de produtos que contêm tal substância dentre seus componentes", afirmou.

Solange Spigliatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário