Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de abril de 2011

MS e prefeitura de São Paulo fecham cooperação sobre tecnologia de atendimento no SUS HM and mayor of Sao Paulo close cooperation on technology SUS services in Brazil

Municípios podem usar software para organizar o sistema desde atenção básica ao atendimento hospitalar

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinaram nesta sexta-feira (8) um termo de cooperação que permite a utilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da tecnologia do modelo informatizado do SIGA São Paulo. A assinatura ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde o ministro apresentou a proposta dos indicadores da saúde e a consulta pública anunciada quinta-feira (7) para avaliação de desempenho e qualificação da saúde pública no Brasil.

O Ministério da Saúde já havia financiado o sistema de informações básicas do SIGA São Paulo e agora tem a possibilidade de utilizar o software aberto para a organização do sistema, desde a atenção básica ao atendimento hospitalar. Com essa tecnologia, na capital paulista, por exemplo, as autorizações dos procedimentos de alta complexidade já não são feitas mais em papel. Ocorrem com o cartão de saúde paulistano, que dispõe de dados dos pacientes e dos procedimentos.

“O Ministério da Saúde financiou um sistema de informações básicas, o SIGA São Paulo, e agora tem a oportunidade de melhorar a atenção básica do país inteiro. Esse repasse de tecnologia é imediato. Os municípios que possam adaptá-lo, já poderão fazer uso”, ressaltou o ministro Padilha. Na perspectiva dele, a regulação de leitos hospitalares, por exemplo, pode ser pelo software totalmente adequado a um sistema único. Isso corrige eventuais falhas no atendimento hospitalar.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e o ex-ministro da Saúde Adib Jatene participaram da reunião, em que Padilha demonstrou os avanços possíveis em saúde pública com auxílio de entidades privadas. Apontou como exemplos as ações de promoção de exercícios e de hábitos saudáveis pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/SP), do sistema Fiesp. Também citou a parcerias do Ministério com hospitais filantrópicos de excelência para melhoria de gestão e transferência de tecnologia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário