Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de maio de 2011

Saiba mais sobre como tratar o zumbido

Da Redação
cidades@eband.com.br


Foi no dia 16 de fevereiro, por volta das 16h, quando Renato Rodrigues, 60 anos, ouviu um barulho de uma trovoada e então começou a perceber um forte zumbido. “Surgiu de repente e a minha audição diminuiu uns 80%. Não sei o que fazer e por isso vim aqui para aprender sobre ele”, conta o idoso que participou pela segunda vez do Grupo de Apoio a Pessoas com Zumbido de Curitiba (GAPZ).

Segundo a fonoaudióloga Izabella Pedriali de Macedo, mestre em Distúrbios da Comunicação, de oito a nove pacientes a cada 10 atendidos com zumbido possuem algum grau de deficiência auditiva, por isso os exames audiológicos são tão importantes e solicitados com grande frequência. “O primeiro contato do paciente deve ser com o médico otorrinolaringologista, que fará um questionário e pedirá os exames necessários para que a causa ou as causas do zumbido sejam identificadas”, explica a especialista.

Entre os exames solicitados estão os exames audiológicos como a audiometria tonal limiar, que avalia se há perda auditiva; logoaudiometria, que verifica a capacidade do paciente de compreender o que está sendo falado; e a imitanciometria, que avalia, entre outros aspectos, as condições da orelha média e a mobilidade do tímpano. Outro exame bem utilizado e bastante solicitado pelo médico em pacientes com zumbido é o limiar de desconforto auditivo, que avalia a sensibilidade do ouvido a diferentes intensidades de som.

Mitos

A fonoaudióloga lembra que muitos mitos cercam o zumbido e devem ser esclarecidos. O zumbido não causa surdez, a surdez sim pode causar o zumbido. “O zumbido não aumenta de volume. O que muda é o grau de incômodo do paciente devido a vários fatores”, explica. De acordo com Izabella, questões emocionais e psicológicas também podem contribuir para que o cérebro preste mais atenção no zumbido, dando a impressão de que ele está mais alto.

O GAPZ, se reúne toda primeira sexta feira de cada mês no Hospital de Clínicas, na capital paranaense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário