Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 22 de janeiro de 2012

Lavar lente de contato evita úlcera e infecção de córnea

Médico recomenda guardar acessório em estojo e encontrar produto ideal para fazer limpeza

Trocar os óculos pelas lentes de contato deixa o rosto mais discreto e deixa mais prática a vida de quem tem problemas de visão. As lentes de contato, porém, requerem cuidados específicos de higiene para evitar problemas graves de saúde.

O primeiro passo é seguir a recomendação dos médicos e lavar diariamente as lentes de contato e guardá-las em um estojo próprio.

Essas medidas simples são capazes de prevenir lesões nos olhos como úlcera e infecção de córnea, cujos principais sintomas são vermelhidão nos olhos, dores, incômodo com a incidência de luz e a falta de nitidez na visão.

Em entrevista ao site do Ministério da Saúde, o médico oftalmologista Jonathan Lake explica que as lentes evoluíram, mas o paciente precisa tomar cuidados peculiares, como evitar dormir com o acessório, por exemplo.

- Embora a tecnologia das lentes tenha melhorado bastante, isso inclui hidratação e oxigenação, eu não recomendo dormir com as lentes. Primeiro porque é um ato já desnecessário e segundo isso acaba aumentando a temperatura local, acaba aumentando o risco de infecção nos pacientes

O especialista afirma que não existe um produto ideal para fazer a limpeza das lente, já que cada paciente reage de uma determinada maneira aos antissépticos.

- Não existe um produto melhor do que o outro. Mas, realmente, um produto pode se relacionar melhor com um paciente do que outro. Existem produtos que podem causar alergias em alguns pacientes e em outros não. Isso vale para todos os produtos. Então o médico oftalmologista ele leva em consideração isso ao avaliar o paciente.

Outro ponto a ser considerado por quem usa lentes de contato é a qualidade dos produtos oferecidos no mercado. Lake recomenda que o paciente leve a receita médica, evite comprar pela internet e procure um laboratório confiável, recomendado pelo oftalmologista.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário