O método Pilates tem o foco principal na consciência corporal, isso quer dizer que, os exercícios são realizados para a qualidade dos movimentos, o número de repetições e o grau de dificuldade não são importantes aqui.
O planejamento começa com exercícios básicos que vão se tornando cada vez mais difíceis de acordo com a progressão de cada aluno, sendo assim, cada um evolui no seu ritmo, sem forçar ou extrapolar os limites do corpo.
O método Pilates proporciona ao aluno músculos mais tonificados e alongados, força em todas áreas do corpo, já que trabalha de forma harmônica, sem priorizar nenhum músculo, estabiliza o centro do corpo que é a área abdominal, responsável por manter o corpo equilibrado e centrado, previne lesões e alivia as tensões que ganhamos com a distração do dia a dia, pois com a consciência corporal o aluno passa a aplicar os movimentos do Pilates em seu cotidiano, coordenação motora, pois cada exercícios é feito com consciência e controle, sem deixar de lado a fluidez.
Equipamentos
O Pilates pode ser praticado com equipamentos, projetados pelo próprio criador do método e aprimorados durante décadas, ou no solo, chamado Mat, onde usa-se o próprio peso do corpo do aluno para trabalhar sem forçar músculos e articulações.
Os equipamentos são dotados de molas, a fim de criar desafios de força sem impacto nas articulações. As molas são separadas por peso e utilizadas de acordo com o grau de evolução de cada aluno.
Ficando forte
O método Pilates proporciona o ganho de massa muscular de maneira harmônica e sem exageros, isso quer dizer que, o foco não é o crescimento exagerado dos músculos, o aluno não terá seus músculos aumentados como acontece com outras atividades como a musculação. Portanto, trata-se de um método para aqueles que desejam manter o condicionamento físico, aumentar a força e adquirir consciência corporal, sem objetivar no crescimento dos músculos externos, como bíceps, tríceps e outros.
Fonte http://htpilates.wordpress.com/category/pilates/
Nenhum comentário:
Postar um comentário